segunda-feira, 31 de março de 2025

"A VOZ DOS REFORMADOS"

 

ALCANENA - APA decidiu a favor da LMAT, apesar do movimento social e cívico de descontentamento e contrário à implementação do projeto

NOTA das COMISSÕES DE UTENTES SERVIÇOS PÚBLICOS DO MÉDIO TEJO:

Haverá uma reunião na próxima quarta-feira para debater, entre outros, este assunto. Mas desde já, apoiaremos todas as acções que possam conduzir à anulação da decisão tomada.


Na página da CM ALCANENA:

Conclusão do processo de AIA - Linha de Muito Alta Tensão Lavos – Rio Maior 1
O Município de Alcanena tomou recentemente conhecimento de que o processo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), relativo à modificação do Projeto da Linha de Muito Alta Tensão Lavos – Rio Maior 1, se encontrava encerrado.
A Comissão de Avaliação do processo de AIA assinalou a elevada participação na consulta pública, destacando o movimento social e cívico de descontentamento e contrário à implementação do projeto. Depois de ponderar os argumentos, considerou que os impactes negativos são suscetíveis de minimização e emitiu decisão favorável, condicionada ao cumprimento dos termos e condições impostas na Declaração de Impacte Ambiental. Deste modo, a Agência Portuguesa do Ambiente emitiu o Título Único Ambiental necessário para o avanço do projeto.
O Município de Alcanena, em coordenação com o Município da Batalha, encontra-se a avaliar juridicamente a possibilidade de contestação, nomeadamente através da apresentação de uma providência cautelar. Está também prevista a discussão do assunto na próxima sessão da Assembleia Municipal, a realizar em abril.

Radares de Velocidade: são estes os equipamentos usados em Portugal

 https://pplware.sapo.pt/motores/radares-de-velocidade-sao-estes-os-equipamentos-usados-em-portugal/

 

Radares de Velocidade: são estes os equipamentos usados em Portugal

A utilização de radares de velocidade por parte das entidades policiais continua a ser uma prática comum. O objetivo é garantir a segurança rodoviária, punindo os infratores. Saiba quais os radares aprovados para funcionar em Portugal.

A ANSR é responsável pela avaliação das características técnicas e operacionais dos equipamentos usados para controlo e fiscalização do trânsito pelas entidades fiscalizadoras. Esta entidade tem também autonomia para aprovar ou não o uso de equipamento depois das avaliações realizadas.

Lista de Radares de Velocidade

No seu site, a ANSR disponibiliza informação sobre quais os equipamentos de fiscalização de trânsito que se encontram atualmente aprovados. Neste documento, é possível a marca e modelo dos seguintes equipamentos aprovados:

  • Alcoolímetros
  • Balanças e instrumentos de pesagem
  • Bloqueadores
  • Câmara de Captura de matrícula
  • Cinemómetros / radares
  • Equipamento de vídeo para controlo de velocidade
  • Parquímetros / Parcómetros
  • Sonómetros
  • Testes de Rastreio da Saliva
  • Via Verde

Em Portugal são usados dois tipos de radares, os fixos e móveis. No caso dos radares móveis, destaque para o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO). Este sistema teve a sua estreia em julho de 2016 e desde essa altura que estão a ser instalados e colocados em funcionamento novos radares de velocidade. Apesar de todos os alertas e até indicação dos locais onde foram instalados, os condutores continuam a “ser apanhados” em excesso de velocidade.

Pela PAZ!

 

Torres Novas: (junto ao Estádio) bastidor de acesso a energia eléctrica precisa de reparação

 

 

Torres Novas: (junto ao Estádio) bastidor de acesso a energia eléctrica precisa de reparação


Comissão de Utentes Serviços Públicos Concelho RIO MAIOR

 https://www.facebook.com/comissaoutentes.rm.54

Torres Novas: sinal a repôr na Av José Marques, entre Rotundas Sto António / Arrábida

 

 

INJUSTIÇA fiscal

 

 
in JN 31.3.2025

domingo, 30 de março de 2025

Evolução do número de profissionais do SNS - Serviço Nacional de Saúde

 




Mais de metade das crianças sem vaga nas creches

 https://sicnoticias.pt/pais/2025-03-29-video-nao-temos-com-quem-deixar-o-nosso-filho-mais-de-metade-das-criancas-sem-vaga-nas-creches--e4053196?fbclid=IwY2xjawJWRsZleHRuA2FlbQIxMQABHQW86WJpYwXjd5f3-YSiuclWU2pRzePdB5RXXi_EC1rJ6vYj2JHt2PUOqA_aem__0OkXrFsJKS_7WRJuE3MRQ

"Não temos com quem deixar o nosso filho": mais de metade das crianças sem vaga nas creches

Os dados mais recentes revelam que há pelo menos 250 mil crianças entre os seis meses e os três anos com idade para frequentar uma creche. A SIC ouviu o testemunho desesperado de pais que tiveram de se despedir para ficarem com os filhos em casa.



Torres Novas: PISO intransitável no MERCADO SEMANAL / PARQUE ESTACIONAMENTO...

 


Torres Novas: PISO intransitável no MERCADO SEMANAL / PARQUE ESTACIONAMENTO... E a chuva, dizem as previsões, que volta na terça-feira... nem dá para imaginar como fica o piso, se não houver uma rápida intervenção dos serviços camarários...



0pinião: PRESTADORES DE SERVIÇOS no SNS

 


Torres Novas: TAPARAM BURACOS na ROTUNDA "DOS FIGOS", mas...

 

 

Torres Novas: TAPARAM BURACOS na ROTUNDA "DOS FIGOS", mas... ficaram as lombas longitudinais, o poste pode cair e na João Paulo II, o piso está uma lástima. E vem aí mais chuva.

 

TORRES NOVAS: decorrerem obras não impede que cortem a vegetação na Unidade de Saúde Pública (USP)

 


TORRES NOVAS: decorrerem obras (que devem terminar nos finais de maio/25), não impede que cortem a vegetação na Unidade de Saúde Pública (USP)


"As intervenções no edifício principal da Unidade de Saúde Pública (USP) prendem-se com a renovação da fachada e limpeza da cobertura, implementação de sistema de segurança em edifício, alteração das divisões para uma melhor utilização do espaço, melhoramento da eficiência energética com a substituição de vãos exteriores, colocação de painéis solares térmicos e fotovoltaicos, substituição de iluminação e isolamento de cobertura interior."



MÉDIO TEJO: preparar a reunião da CUSMT com o CA da ULS MEDIO TEJO

 


Sobre o XV Encontro Nacional MUSP (2)

 

 

31 março - Dia Nacional do Doente com AVC (Via Verde AVC nas ULS do distrito)

O mecanismo VIA VERDE do AVC funciona nos serviços de urgência 

das ULS MÉDIO TEJO e LEZÍRIA


sábado, 29 de março de 2025

Sobre o XV Encontro Nacional MUSP (1)

 



... a mesma UE que canaliza milhares de milhões de euros para o armamento...

 


92 milhões de pessoas, 22% da população, em risco grave de pobreza.
E, não, não é em África, na Ásia ou na América do Sul, é em plena UE, a mesma UE que canaliza milhares de milhões de euros para o armamento da Ucrânia, patrocinando deste modo a perpetuacão da guerra num país dominado pela falta de democracia, país em que foram proibidos todos os partidos que se opunham à narrativa de Zelensky...

UTENTES em defesa dos serviços públicos (44) - ALGUEIRÃO / SINTRA

 

 

A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Sintra realizou esta manhã uma conferência de imprensa junto ao Hospital Amadora-Sintra, onde deu a conhecer o seu comunicado acerca da grave situação que se vive no Concelho.
📌 Foram anunciadas iniciativas que irão decorrer nos próximos dias e que se iniciam já no próximo dia 1 de Abril, pelas 7 horas no Centro de Saúde do Olival no Cacém , seguindo-se outras que culminarão depois numa Marcha a ter lugar no dia 12 de Abril, pelas 11 horas em Algueirão Mem Martins.
👉 Perante a situação em que nos encontramos importa reclamar e exigir:
✔️O pleno acesso das populações aos Cuidados de Saúde, com qualidade e segurança;
✔️ Meios humanos, técnicos e financeiros que o assegurem;
✔️ O reforço a rede de Cuidados de Saúde Primários, a todos os níveis dando-lhes mais capacidade de resposta e aproximando-a das populações;
✔️ A recusa do regresso da Parceria Público Privada ao Hospital Amadora Sintra, verdadeiro sorvedouro do dinheiro público, e marca do desastre para os seus utentes;
✔️ O alargamento da rede de cuidados continuados;
✔️ O reforço real e permanente das equipas de saúde com todos os profissionais, garantindo-lhes condições de trabalho e descanso adequadas às tarefas que desempenham;
✔️ Médico e Enfermeiro de família para todos os Utentes que ponha fim à vergonha das longas filas de espera para marcar uma consulta;Uma planificação de Saúde que respeite as necessidades efectivas das populações;
✔️ Um novo hospital público no concelho de Sintra, com 320 camas, que permita às populações dos concelhos de Amadora e Sintra um efectivo acesso aos cuidados de saúde a que têm direito.


Combustíveis: a próxima semana será de aumentos

 https://pplware.sapo.pt/motores/combustiveis-a-proxima-semana-sera-de-aumentos/


 

Combustíveis: a próxima semana será de aumentos

Preço dos combustíveis deverá aumentar na próxima semana

A previsão aponta para um aumento do preço do gasóleo e da gasolina, na próxima semana (de 31 de março a 6 de abril).

Em Portugal continental, o gasóleo deverá subir 1,5 ou 2 cêntimos, e a gasolina deverá registar um aumento de 4 cêntimos.

Apesar de as subidas não serem significativas, podem fazer a diferença em algumas carteiras.

Médicos reformados no SNS

 


Enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários da região de Lisboa

 

 

A greve dos enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários da região de Lisboa dinamizada pelo @SEP Lisboa na última semana teve uma adesão muito significativa, que expressa bem aquilo que todos sentimos: descontentamento perante a desvalorização do nosso trabalho! 🙌🙌🙌
Continuamos a lutar por:
👉 O pagamento de toda a remuneração em falta, nomeadamente os retroativos desde 2018, decorrentes das progressões
👉 A conclusão dos concursos das categorias de gestor e especialista
👉 A harmonização de condições remuneratórias e de meios entre unidades funcionais
👉 A operacionalização do “acelerador de carreira”
👉 A contratação de enfermeiros, de acordo com as necessidades
👉 O investimento nos Cuidados de Saúde Primários e a defesa do SNS público, universal, geral e gratuito.
Não desistiremos nunca destas reivindicações! Continua a lutar connosco para termos ainda mais força!