Proteção Civil alerta para risco de inundações após descargas na barragem do Castelo de Bode
A intensa precipitação registada nos últimos dias levou à realização de descargas na Barragem do Castelo de Bode. A Proteção Civil já ativou o Plano Especial de Emergência e alerta para o risco de inundações na Bacia Hidrográfica do Tejo.
A Barragem do Castelo de Bode atingiu níveis próximos da sua capacidade máxima, ultrapassando os 95% de armazenamento e desde a passada sexta-feira estão a ser realizadas descargas controladas.
A libertação de água levou ao aumento dos caudais do rio Tejo e afluentes.
“Aqui no concelho de Vila Nova da Barquinha, o que nos vai preocupando é o cais de estacionamento junto ao Castelo de Almourol, o que nos levou a fechar a zona ao público”, explicou à SIC Jorge Gama, responsável da Proteção Civil Municipal.
O aumento do nível da água também provocou o alagamento de um parque de estacionamento em Constância. Foram ainda registados constrangimentos em várias estradas nos concelhos de Torres Novas, Golegã e Alpiarça.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém já ativou o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo.
“Está a ser feita a monitorização, o que se espera é que se vá mantendo um caudal elevado, mas não tão elevado que provoque constrangimentos”, acrescentou o responsável.
A Proteção Civil recomenda prudência nas deslocações e a recolha de equipamentos e animais das zonas ribeirinhas. A previsão meteorológica indica a possibilidade de mais chuva nos próximos dias.
Sem comentários:
Enviar um comentário