sábado, 2 de outubro de 2010

É uma vergonha!

CARTA ABERTA AO
PRIMEIRO MINISTRO DE PORTUGAL


Exmo.

Citando de cor Faria de Oliveira, presidente da CGD, "o aumento de impostos, o aumento de taxas, o aumento de transportes, medicamentos, análises e exames médicos, o aumento de juros e taxas bancárias, o corte nos salários e prestações sociais, a instalação de portagens e... e... e... anunciados pelo Governo no pacote de austeridade, surgem numa má altura para a população portuguesa pelo que admitimos que o seu custo vai ser reflectido nos governantes, nos seus apoiantes e nos que enchem/encheram a "pança" e o bolso à custa dos "sucessivos sucessos da sua política".
Vaias, buzinões, manifestações, greves, protestos inflamados, fuga a impostos... E...E... e claro, muitos menos votos, é o que vos espera nos próximos tempos.

MUSPSantarém
...................................................................
Presidente da CGD
Novo imposto sobre bancos vai ser repercutido nos clientes, admite Faria de Oliveira
01.10.2010 - 20:25 Por Lusa

O presidente da Caixa Geral de Depósitos considerou hoje que o imposto sobre as entidades financeiras, anunciado pelo Governo no pacote de austeridade, surge numa má altura para a banca e admitiu que o seu custo vai ser reflectido nos clientes.


“É evidente que os custos têm de ser repercutidos. Neste momento, estamos com uma taxa de juro sobre a dívida pública muito elevada e isso é uma referência, pelo que as condições de ‘funding’ [obter fundos] sobre as instituições estão a ser fortemente penalizadas, por isso os custos terão que ser repercutidos”, disse Faria de Oliveira, ao ser questionado sobre o imposto sobre as entidades financeiras que o Governo pretende implementar.

Faria de Oliveira falava à saída do 21.ºCongresso da OPCE - Organização das Associações Patronais das Capitais Europeias, no Centro de Congressos do Estoril.

Para o presidente da Caixa Geral de Depósitos, a introdução do imposto “vai ocorrer num momento muito difícil para o sistema bancário”.

“O sector bancário não vê que este seja um momento oportuno para a introdução desse imposto”, ressalvando que o Governo tem o direito de o aplicar.

O Governo anunciou, na quarta-feira, um conjunto de medidas de austeridade com o objectivo de consolidar as contas públicas.

Entre as medidas consta o imposto sobre os bancos que incidirá sobre os passivos e será semelhante ao que foi decidido no Reino Unido, na França e na Alemanha.

Se for seguido o exemplo dos três países, será aplicada aos bancos uma taxa que será mais elevada para aqueles que apresentarem maiores riscos: o princípio é que, representando os bancos um potencial perigo sistémico para a economia, deverão pagar uma maior percentagem sobre o seu passivo, indo de encontro às regras de Basileia III.

Sem comentários:

Enviar um comentário