quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Santarém acolhe Campanha de sensibilização “Saiba o que lhe vai no Peito”
Santarém acolhe a campanha de sensibilização “Saiba o que lhe vai no Peito”, uma iniciativa que tem como objectivo dinamizar e promover a Saúde da Mulher, reforçando a importância do Rastreio Mamográfico.
Da responsabilidade da Associação de Mulheres Mastectomizadas – “AME e VIVA a VIDA”, a campanha é dirigida a todas as mulheres e pretende incentivar e ensinar a prática do auto-exame, assim como sensibilizar para a importância da realização de mamografias periódicas, a cada um/ dois anos, nas mulheres dos 50 aos 69 anos, de acordo com o Plano Nacional de Prevenção e Controle de Doenças Oncológicas.
Neste âmbito e em colaboração com as Administrações Regionais de Saúde de todo o país, uma equipa constituída por 2 mulheres mastectomizadas, 2 enfermeiras e, por vezes, um médico viajam pelo país nas próximas semanas, com um único objectivo: prestar todo o apoio e ajuda necessárias às mulheres portuguesas, sensibilizando Portugal para a importância do rastreio e do auto-exame mamário.
Qualquer mulher pode desenvolver cancro da mama, aumentando este risco a partir dos 40 anos e se existir um familiar de primeiro grau com cancro da mama. Segundo as estatísticas nacionais, em cada ano em Portugal há cerca de 5000 novos casos de cancro da mama – de 2 em 2 horas é diagnosticado 1 cancro – e a taxa de mortalidade associada a este problema de saúde pública ronda as 1500 mulheres por ano.
Um bus de grandes dimensões em tons de rosa, irá percorrer Portugal entre 11 e 30 de Outubro, no qual as mulheres poderão aprender a efectuar o auto-exame e recolher informações úteis e conselhos que as ajudarão a estar alertas para o cancro da mama. Um espaço com todas as condições de privacidade, anonimato e higiene.
Santarém é a 17ª cidade a receber a campanha “Saiba o que lhe vai no peito”, onde será realizada a acção de sensibilização. A iniciativa decorrerá no Jardim da Liberdade, pelas 10H. O bus segue depois para Lisboa no dia 30 de Outubro.
A campanha de sensibilização termina na capital, no dia 30 de Outubro, Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, com a realização de um logótipo humano em tons rosa com o formato do mapa de Portugal, reforçando a mensagem de toda a campanha ‘Saiba o que lhe vai no Peito’.
Autor Vania Clemente O RIBATEJO Out 28, 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário