segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Actividade do Movimento de Utentes (15)


Cabeça Gorda exige médico
Comissão de Utentes de Saúde lança abaixo-assinado


A freguesia de Cabeça Gorda, no concelho de Beja, reivindica um médico de família, cuja falta afecta cerca mais de 800 famílias. Foi criada uma Comissão de Utentes de Saúde e lançado um abaixo-assinado a exigir aos serviços de saúde a vinda de um médico, para substituir o anterior, que se reformou.

A Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, no concelho de Beja, ficou representada pelo seu presidente, Álvaro Nobre, na Comissão de Utentes de Saúde constituída por 10 pessoas no passado dia 19, após uma sessão com a população que contou com a presença de mais de 100 pessoas na Casa do Povo.


Nesta sessão, ficou decidido avançar com a subscrição de um abaixo-assinado manifestando:
«– Grande preocupação por deixar de existir médico de família na freguesia para cerca de 800 famílias.


– O protesto por inércia e ineficácia dos responsáveis locais, regionais e nacionais de Saúde, que parecem ter esquecido os problemas de acesso a cuidados de saúde primários aos mais necessitados, sem ouvir e auscultar a população e seus representantes.

– A disponibilidade para continuar a exigir, por todos os meios legalmente permitidos, a presença indispensável de serviço médico para satisfação do direito a cuidados de saúde à população da freguesia de Cabeça Gorda».

Esta situação cria graves problemas no acesso à saúde a mais de 800 famílias, na sua maioria idosos e com fracos recursos económicos e de mobilidade, constituindo igualmente um sério e gravoso ataque ao Serviço Nacional de Saúde no ano em que se comemora o seu 31.º aniversário e o 40.º aniversário do Hospital José Joaquim Fernandes.


A Junta de Freguesia de Cabeça Gorda está solidária com a população e tudo fará para que a situação seja resolvida o mais breve possível.


A autarquia informa que através do link http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N3439 pode-se fazer a subscrição de uma petição que será entregue à ministra da Saúde e ao Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Alentejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário