quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Tal Governo, tal(is) Câmara(s)


Nota do MUSPSantarém:

O Governo através da proposta de Orçamento, e não só, aplica um verdadeiro golpe nos Serviços Públicos com dotações financeiras escassas que não permitem o seu desenvolvimento ou que cumpram as suas obrigações para com as populações. Estas para além de verem salários baixar, o desemprego a aumentar e as prestações sociais a serem diminuídas ainda vão ser "castigadas" com aumentos nos transportes públicos, nos medicamentos, nas taxas moderadoras, no consumo de energia eléctrica...

Mas o Governo também vai transferir menos dinheiro para o poder local. Vai daí, algumas câmaras e assembleias municipais (ver texto abaixo) acham que a solução é prejudicar localmente quem já é tão prejudicado pelas opções políticas nacionais.

A denúncia também é uma forma de resistência!

MUSPSantarém
3.11.2010

..........................................................

Torres Novas: nova tabela de taxas com aumentos na ordem dos 20 por cento, 100 novas taxas e aumentos em 250



Aumentos em média de 20 por cento, 100 novas taxas e aumentos em mais de 250 é a síntese assustadora da nova tabela de taxas municipais aprovada pela assembleia municipal. A inclusão de associações como utentes pagantes das infra-estruturas públicas é outras das caraterísticas desta nova tabela.

Os projectos de regulamentos municipais e respectiva tabela de taxas apresentados pela câmara municipal mereceram a aprovação da assembleia municipal de Torres Novas, na reunião extraordinária que se prolongou (depois de no dia 25 não ter havido tempo para discutir todos os pontos da ordem de trabalhos) para o passado dia 28 de Outubro. Apenas os 9 votos contra, provenientes das bancadas da CDU, do Bloco de Esquerda, de José Gil Serôdio, presidente da Junta de Freguesia de Meia Via e de José Luís Jacinto, o único elemento da bancada PSD que votou contra, e as abstenções dos presidentes das juntas do Paço e do Pedrógão, contrariaram o voto maioritário. Em causa, a discussão de 16 projectos de regulamentos e um projecto de taxas, que levou desde logo as bancadas mais à esquerda a criticar o pouco tempo para discutir um assunto tão extenso, polémico e relevante para a vida do concelho e dos munícipes.

“Aumentos em média de 20 por cento, quando a taxa prevista da inflação é de 2 por cento, com 100 novas taxas e aumentos em mais de 250” é uma síntese assustadora das mudanças que a medida irá trazer para o bolso dos munícipes. Aumentos estes que, em alguns casos, e ao contrário do que tem sido proclamado por António Rodrigues, presidente da câmara municipal de Torres Novas, se traduzem em grandes rombos no bolso nos utilizadores do espaço público, a título exemplificativo, de 1,80 para 27 euros, de 2,5 para 31 euros, de 5 para 67, de 260 para 574 euros.


Por: Jornal Torrejano, em: 02-11-2010 12:41:35

Sem comentários:

Enviar um comentário