segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Preço dos Serviços Públicos aumenta... salários e prestações sociais baixam!
Água aumenta quase oito por cento em Santarém
O tarifário de água e saneamento básico da empresa municipal Águas de Santarém vai aumentar 7,69 por cento (%) em 2011. Um acréscimo aprovado pela maioria PSD no executivo camarário na segunda-feira e que contou com os votos contra dos dois vereadores do PS. Os socialistas consideraram que esse acréscimo “não tem qualquer justificação”.
A directora geral da Águas de Santarém foi à reunião de câmara explicar que a actualização do tarifário nesse valor “teve em conta a previsão da taxa de inflação de acordo com os dados do INE a Outubro de 2010 e o impacto nos custos de energia já anunciados na ordem dos 3,8%”. Marina Ladeiras acrescentou que a empresa tem também vindo a seguir as recomendações da entidade reguladora do sector, que pretende uniformizar os tarifários a nível nacional, pelo que se tem vindo a ajustar os preços para o impacto não ser tão grande junto dos consumidores quando essa medida entrar em vigor.
A argumentação não convenceu os socialistas, com o vereador António Carmo a referir que a inflação prevista pelo INE para 2011 é de 1,8%, o que somado ao aumento dos custos energéticos de 3,8% fica mesmo assim muito abaixo do aumento de 7,6% defendido pela empresa. “Não houve rigor da administração ao propor este aumento. Há um exagero no aumento do custo da água que não tem justificação e daí votarmos contra”.
A partir de 1 de Janeiro a tarifa variável para clientes domésticos vai custar 0,4137 euros por metro cúbico (m3) no escalão entre 0 e 5 m3. Entre 6 e 15 m3 vai custar 0,7701 euros, entre 16 e 25 m3 o preço é de 1,5115 euros e em consumos de mais de 25 m3 custa 2,0394 euros por metro cúbico. Os clientes não domésticos pagam 1,5115 euros por m3 e as autarquias 1,3604 euros por m3.
(in Mirante)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário