terça-feira, 3 de abril de 2012

Todas as lutas contam (183) - LISBOA


Mais de três mil pessoas da região protestaram contra a proposta de reforma administrativa

Mais de três mil pessoas de cerca de 100 freguesias da região participaram este sábado na mega manifestação de autarcas e populações de todo o país em Lisboa contra a proposta de reforma administrativa territorial autárquica do Governo.

A Associação Nacional de Freguesias – ANAFRE reclama terem estado mais de 200 mil pessoas na capital, distribuídas por distritos, que encheram as artérias em redor do Marquês de Pombal antes de desfilarem pela avenida da Liberdade até ao Rossio.

Com estandartes e mensagens em cartazes no alto, os participantes foram dando vivas às suas freguesias e apupos à proposta extinção e agregação de freguesias protagonizada pelo ministro Miguel Relvas. “No Ribatejo Freguesias Sim! E “deixem as freguesias que elas não fizeram mal a ninguém” foram as mensagens em tarjas da dianteira do desfile do distrito de Santarém. Alguns levaram elementos etnográficos e folclóricos, como Pernes, Santiago e Santa Maria de Torres Novas, ou os trajes tradicionais das mulheres do Couço. Soaram alguns acordeões e violas, mas nessas tradições ouros distritos foram mais coloridos.

“Do Ribatejo e do distrito tivemos 42 autocarros, mais de duas dezenas de carrinhas de 9 lugares e muitas pessoas que vieram nos seus carros. Estimamos mais três mil pessoas e cerca de 100 freguesias representadas, o que é extraordinário. As freguesias vão dizer não a uma proposta que não presta que começou de cima para baixo, sem ouvir os eleitos locais”, comentou a O MIRANTE Augusto Figueiredo, autarca de Asseiceira e organizador das freguesias de Santarém no desfile.

Sem comentários:

Enviar um comentário