sábado, 18 de fevereiro de 2023

Por este Portugal fora... (80) - Baixa Banheira

 Sim! Mesmo sem ter quaisquer apoios das autarquias e sem ser reconhecida pelo presidente da CMM (no que se torna numa posição ilegal e totalmente antidemocrática), a CUSBB reuniu ontem como estava previsto.

Deu para registar Nova Exposição que endereçámos por correio electrónico ao Sr. Ministro da Saúde com cópias para o Presidente do Conselho Directivo da ARS/LVT, para o Director Executivo do ACES Arco Ribeirinho e, com dados actualizados a esta semana, para o Director Executivo do Serviço Nacional de Saúde, solicitando o empenho daqueles responsáveis, para colocação de mais médicos de saúde familiar na nossa UCSP da Baixa da Banheira.
É que desde Julho de 2022 até agora, já saíram da nossa Unidade de Saúde Primária 5 médicos de saúde familiar, sendo quatro deles dos mais antigos aqui ao serviço, o que quer dizer que nos últimos 8 meses deixaram de ter médico de família mais 6302 Utentes. Ou seja, dos 29 556 Utentes inscritos, só 11 733, conseguem ter atribuídos os seus médicos de família. Mais de 60,5% dos Utentes inscritos não têm médico de família na Baixa da Banheira.
Registámos os vários contactos telefónicos realizados durantes estes últimos 15 dias, com o Conselho Directivo da ARS/LVT e com a Direcção Executiva do ACES Arco Ribeirinho para que sejam aqui colocados os Médicos em falta e para que seja revista a forma de inscrição para os muitos milhares de utentes que necessitam de consultas diárias e que as não conseguem obter, mesmo indo às poucas horas da madrugada para a porta do Centro de Saúde.
Registámos que há intenções do Governo de criar na nossa região uma Unidade Local de Saúde, mas sem que se avizinhe respostas concretas à colocação dos profissionais de saúde em falta quer nos cuidados de saúde primários quer nos cuidados hospitalares.
Registámos a falta de medicamentos à venda nas nossas farmácias essencialmente para diabéticos e hipertensos e alguns antibióticos para crianças e a subida dos preços dos medicamentos autorizada pelo Governo.
Registámos a intenção do fecho rotativo das Urgências Pediátricas no CHBM, tal como já vem acontecendo nas Urgências de Obstetrícia.
Registámos ainda que está a decorrer o Concurso Público Internacional para Conclusão da Unidade de Saúde Familiar e Arranjos Exteriores do Novo Centro de Saúde Dr. Raul Coelho, embora não tenhamos qualquer informação da CMM em que situação se encontra, sabendo que estaremos no período de apreciação de propostas dos concorrentes.
Registámos a necessidade de continuar a nossa Luta com as populações pela defesa dos melhores acessos aos cuidados de saúde pública e pela defesa do Serviço Nacional de Saúde, Universal, de Qualidade e Gratuito.
A próxima reunião ficou agendada para as 20,00 horas de 1 de Março de 2023 na sede da AMZN.




Sem comentários:

Enviar um comentário