https://www.jn.pt/economia/precos-das-telecomunicacoes-subiram-77-em-portugal-enquanto-na-ue-cairam-10-15761933.html
ANACOM
Preços das telecomunicações subiram 7,7% em Portugal enquanto na UE caíram 10%
O regulador das comunicações considerou esta quarta-feira "injustificado" o aumento dos preços pelos três principais operadores e defendeu a redução do prazo máximo das fidelizações de dois anos para seis meses, para fazer baixar os preços. A ANACOM justifica ainda com o facto de os preços das telecomunicações em Portugal terem aumentado 7,7%, enquanto na UE diminuíram 10%, entre 2009 e 2022.
Em conferência de imprensa, em Lisboa, o presidente da Anacom, João Cadete de Matos, considerou o aumento de preços anunciados por Meo, Nos e Vodafone "injustificado", referindo que há uma grande divergência de preços praticados em Portugal face a outros países europeus e defendeu que, para ultrapassar isso, "uma das opções mais urgentes é redução do período de fidelização", para que os consumidores possam analisar ofertas de outros operadores e negociar alternativas.
O presidente do regulador do setor das comunicações afirmou ainda que em Portugal há uma "convergência das estratégias comerciais das operadoras", o que não promove a concorrência, e afirmou que o período de fidelização de dois anos dificulta também a entrada de novos operadores pela dificuldade em angariar clientes.
O responsável afirmou que há a "ilusão de que as fidelizações representam um desconto" face a um contrato sem essa fidelização porque prendem o cliente durante dois anos, impedindo-o de mudar e melhorar os preços pagos.
"Hoje um cliente que não estivesse fidelizado poderia beneficiar da estratégia competitiva da [Nowo]", exemplificou.
Sem comentários:
Enviar um comentário