https://pplware.sapo.pt/internet/operadoras-falharam-no-apagao-diz-presidente-da-anacom/
Operadoras falharam no apagão, diz presidente da ANACOM
ANACOM: tempos de autonomia do backup não estavam preparados
O apagão afetou serviços essenciais como hospitais, transportes, telecomunicações e abastecimento de água. Em Lisboa, registaram-se longas filas em supermercados e escassez de água engarrafada. A Cruz Vermelha Portuguesa prestou apoio a passageiros retidos no Aeroporto de Lisboa, que enfrentou cancelamentos e atrasos.
Sandra Maximiano, presidente da ANACOM, admitiu que os tempos de autonomia do backup das empresas do setor não estavam preparados para o apagão que afetou Portugal na última segunda-feira.
Em declarações à SIC Notícias, Sandra Maximiano, diz que esse problema nos sistemas de backup fez com que "acontecesse toda esta falha".
Todos nós conseguimos estabelecer comunicações logo quando houve a falha energética, mas depois foi-se degradando e piorando ao longo do tempo
De relembrar que o apagão elétrico afetou Portugal no 28 de abril de 2025 teve um impacto significativo em várias áreas. As operadoras de telecomunicações, MEO, NOS e Vodafone, reportaram falhas generalizadas nos serviços móveis e fixos.
Segundo as informações, as operadoras ativaram os seus planos de contingência para mitigar os efeitos do apagão.
A ANACOM está a avaliar a resposta dos operadores durante o apagão e admite vir a aplicar coimas se apurar incumprimentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário