domingo, 4 de maio de 2025

OURÉM: Descarga de esgotos voltou a poluir a ribeira de Seiça

 https://omirante.pt/sociedade/2025-05-04-descarga-de-esgotos-voltou-a-poluir-a-ribeira-de-seica-em-ourem-5be67f19

Descarga de esgotos voltou a poluir a ribeira de Seiça em Ourém



SOCIEDADE | 04-05-2025 07:00

Descarga de esgotos voltou a poluir a ribeira de Seiça em Ourém

Caso de poluição na ribeira de Seiça foi denunciado pela associação ambientalista Quercus e deveu-se a uma ruptura num colector de saneamento básico da responsabilidade da empresa intermunicipal Tejo Ambiente.

A associação ambientalista Quercus denunciou a descarga de esgotos urbanos sem tratamento na ribeira de Seiça, Ourém, e alertou para a contaminação de solos e água onde vive uma espécie criticamente em perigo de extinção. Numa publicação na rede social Facebook, a Quercus referiu que “denunciou a descarga de esgotos urbanos sem tratamento na ribeira de Seiça, na rua do Rio, em Ourém, causada por uma ruptura num colector de saneamento”. Fonte da Guarda Nacional Republicana confirmou ter recebido no dia 21 de Abril, através da Linha SOS Ambiente, uma exposição sobre este caso, encontrando-se a fazer diligências.
“A poluição está a contaminar solos e água numa zona sensível onde vive a lampreia do Nabão, espécie criticamente em perigo de extinção”, adiantou a associação, realçando que “a jusante existe a praia fluvial do Agroal e captação de água para abastecimento público”. Segundo a Quercus, a empresa intermunicipal Tejo Ambiente, gestora responsável pela recolha, drenagem e tratamento de águas residuais em Ourém e mais cinco concelhos, “foi contactada e confirmou a situação”.  ....

Solução definitiva custa 70 milhões
O director-geral declarou que a equipa técnica da empresa “tem garantido a manutenção diária do sistema, assegurando o seu funcionamento contínuo dentro dos constrangimentos”. Ainda segundo este responsável, foram iniciados também os procedimentos necessários para uma solução definitiva.


Sem comentários:

Enviar um comentário