sábado, 23 de agosto de 2025

20 de Setembro manifestações em Lisboa e Porto contra o anteprojecto de revisão da legislação laboral

 https://www.abrilabril.pt/trabalho/cgtp-e-hora-de-lutar-contra-o-assalto-aos-direitos-e-afronta-constituicao


A Comissão Executiva do Conselho Nacional anunciou a realização de uma Jornada Nacional de Luta contra o Pacote Laboral, marcada para o próximo dia 20 de Setembro, com manifestações em Lisboa e no Porto.

A decisão surge após a apresentação, pelo Governo PSD/CDS, de um anteprojecto de alterações à legislação laboral que, segundo as organizações sindicais, representa um «assalto aos direitos dos trabalhadores».

O pacote é acusado de perpetuar e agravar os baixos salários, desregular horários, alargar vínculos precários, facilitar despedimentos e limitar a reintegração de trabalhadores. O comunicado denuncia ainda ataques aos direitos de maternidade e paternidade, à contratação coletiva, à liberdade sindical e ao direito à greve.

«Nenhuma das propostas apresentadas resolve os problemas já existentes na legislação laboral. Pelo contrário, agravam ainda mais a situação dos trabalhadores», refere a nota divulgada.

Face à gravidade da proposta e ao calendário de reuniões já agendadas pelo governo para o próximo mês, a Comissão Executiva reuniu de forma extraordinária a 18 de Agosto e propôs ao Conselho Nacional a realização da jornada de luta em Setembro.

O movimento apela à participação massiva dos trabalhadores, defendendo a necessidade de «mais salário e mais direitos», combatendo o aumento do custo de vida e exigindo a revogação das normas gravosas da legislação laboral.

O lema da jornada, que pretende unir trabalhadores em todo o país, será claro: «+ Salário + Direitos. Outro rumo é possível!».

Sem comentários:

Enviar um comentário