Somos um distrito de eleição por termos no nosso território grande parte da bacia hidrográfica do Tejo. Além do Tejo, têm de ser referidos pelo seu valor e impacto ambiental, social e económico: o Ocreza, o Nabão, o Zêzere, o Almonda, o Alviela, o Maior, o Sorraia… para além de um grande número de ribeiras e valas.
Fundamental minimizar o impacto das actividades humanas, indispensáveis à satisfação das suas necessidades e ao desenvolvimento socioeconómico.
No imediato e todos os dias, prevenir os casos de poluição aguda e nos casos em suceda identificar e punir os responsáveis. Reparar as perdas provocadas.
Respeitando prazos aceitáveis tem de se procurar meios e métodos para que a poluição "silenciosa" (por exemplo, estradas, actividade agrícola e industrial,…).
A utilização da água e das zonas envolventes dos nossos rios é um direito das populações. Às entidades competentes, a começar pelo Governo, exigimos menos promessas e mais acções concretas na preservação de um património de todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário