A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro teve conhecimento que a Sra. Ministra da Saúde anunciou a criação de uma urgência regional na Península de Setúbal, incluída no Hospital Garcia de Orta para o serviço de obstetrícia , ginecologia e bloco de partos. O Hospital de Setúbal apenas atenderá as grávidas referenciadas pelo INEM e Linha de Saúde24.
Esta notícia significará o encerramento do serviço de Maternidade no Barreiro.
Onde fica, neste "novo projecto piloto" da Senhora Ministra o Hospital do Barreiro e o seu serviço? Este serviço beneficiou de obras há dois anos de quase 1 Milhão de euros para ser encerrado? As grávidas dos quatro concelhos com mais de 200 mil utentes terão de fazer quilómetros e quilómetros para chegar ao Hospital Garcia de Orta, quando têm um serviço de excelência disponível no Barreiro?
Desde o momento que anunciaram a rotatividade das urgências que temos vindo a denunciar estes encerramentos, que ultimamente tem deixado um rasto de adversidades pelo caminho com 2 falecimentos prematuros, com bebés a nascerem em ambulâncias, nos carros das utentes, etc.
Não podemos de todo aceitar este desfecho a acontecer. O desinvestimento no SNS está a acontecer e a concentração de serviços não augura nada de bom para os utentes, nem melhora a resposta.
Continuamos a defender que é preciso valorizar e fixar profissionais no SNS e que é necessário defender o Serviços Nacional de Saúde.
Estaremos sempre com os utentes na defesa de melhores cuidados de saúde!
Sem comentários:
Enviar um comentário