terça-feira, 23 de setembro de 2025

V N BARQUINHA: não desistimos de, também, a ATALAIA ter cuidados de saúde...

 

 

V N BARQUINHA: não desistimos de, também, a ATALAIA ter cuidados de saúde...

Depois da pandemia COVID19, as Extensões do Centro de Saúde de Vila Nova da Barquinha nunca mais abriram, ficando as populações de Atalaia, Limeiras e Praia do Ribatejo sem cuidados de saúde de proximidade. As Comissões de Utentes - da Saúde do Médio Tejo e dos Serviços Públicos do Concelho de Vila Nova Barquinha - conscientes da importância para os utentes e comunidades locais do funcionamento de unidades de proximidade, agiram em diversos planos. O primeiro, informando e mobilizando a população que passou por um plenário da população da Atalaia e um Abaixo-assinado entre a população das freguesias afectadas. 

Nas reuniões regulares com o Conselho de Administração da ULS Médio Tejo (e antes, com a Direcção Executiva do ACES), as Comissões de Utentes incluíram sempre os cuidados de proximidade nas ordens de trabalhos. Inclusive, foram sugeridas algumas acções práticas que levassem à prestação de cuidados de saúde nas Extensões encerradas. Paralelamente, foram mantidos contactos com a autarquia e prosseguindo a informação da população, muitas vezes em presença física.

Entretanto, por acção da ULSMT e da autarquia (o que demonstra a importância da coordenação entre todas as entidades) foram reabertas com cuidados de saúde as Extensões de Limeiras e da Praia e, prometida a reabertura do Polo de Atalaia. Não vamos desistir de todas terem cuidados de saúde e, também, com cuidados médicos.. 

Ficam a ganhar os utentes, prestigiam-se as entidades envolvidas e reforça-se a missão do SNS - Serviço Nacional de Saúde. 

Sem comentários:

Enviar um comentário