Ao todo, são mais de 100 as doenças reumáticas que afetam milhares de pessoas no mundo. No dia 12 de outubro a data relembra que viver com uma dor crónica e incapacitante leva a taxas elevadas de absentismo. O diagnóstico precoce ajuda a controlar a evolução da doença e a permitir uma vida com menos dor.
Apesar das doenças reumáticas serem crónicas, o diagnóstico atempado é fundamental para prevenir situações de doença aguda. A janela de oportunidade, nomeadamente nas artropatias inflamatórias e doenças sistémicas autoimunes, pode mudar o curso da doença prevenindo o dano estrutural e alterando ou comprometendo a capacidade para a vida social e laboral.
Embora cada doença reumática tenha fatores de risco específicos, existem alguns comuns às várias doenças, como a idade, tabagismo, obesidade, toma de determinados fármacos e ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Informe-se e, sobretudo, previna alguns comportamentos de risco. A informação ajuda a determinar comportamentos que podem fazer a diferença num estilo de via com mais qualidade e menos dor.
Sem comentários:
Enviar um comentário