Em 1488, o rei D. João II ordenou que todos os hospitais e albergarias de Abrantes se juntassem para formar um único hospital. Tal só veio a acontecer em 1530, tendo sido o Hospital do Salvador integrado na Santa Casa da Misericórdia de Abrantes.
Ao longo dos séculos sofreu várias obras de expansão e melhoramentos. Em meados do século XX, o edifício já não reunia as condições ideais para albergar os doentes que a ele recorriam.
Assim, em 1979 o Ministério da Saúde ordenou a construção de um novo edifício hospitalar. Nasceu então o novo Hospital de Abrantes, inaugurado em 25 de outubro de 1985.
A este novo hospital foi então dado o nome de Hospital Doutor Manoel Constâncio, importante cirurgião do século XVIII, natural da aldeia de Sentieiras, Concelho de Abrantes. A atribuição do seu nome ao Hospital de Abrantes foi uma homenagem a tudo quanto este abrantino fez pelo estudo e prática da medicina em Portugal.
No ano de 2001, com a criação do Centro Hospitalar do Médio Tejo, passou então a integrar este Centro Hospitalar juntamente com a Unidade de Tomar e Torres Novas. Desde 1 janeiro de 2024 integra a ULS Médio Tejo que agregou o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e o Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo.
(in página ULSMT)
Sem comentários:
Enviar um comentário