sábado, 29 de novembro de 2025

Torres Novas: 30 nov ENCONTRO BANDAS FILARMÓNICAS

 


Uma celebração do associativismo
e da cultura popular


TOMAR: não desistimos do DESENVOLVIMENTO do SERVIÇO MEDICINA FÍSICA e REABILITAÇÃO


 Do documento sobre reunião CA ULSMT e CM TOMAR:

"Entre os projetos apresentados, sobressai o novo edifício de Pedopsiquiatria, atualmente em construção e considerado um dos projetos centrais da ULS Médio Tejo para 2026, que reforçará a capacidade de resposta na saúde mental infantojuvenil na região.
O percurso incluiu também as instalações do Serviço de Medicina Física e Reabilitação, tendo sido abordados os projetos da ULS para o aumento da atividade neste relevante serviço."
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Foram recolhidas 2750 assinaturas:

 

Idade da reforma: está quase nos 77 anos...

 


A chuva e a REDE VIÁRIA no distrito...

 


UTENTES em defesa dos serviços públicos (136) - SANTIAGO DO CACÉM

 https://www.radiom24.com/noticias/utentes-enviam-abaixo-assinado-a-exigir-reparacao-de-estradas-no-concelho-de-santiago-do-cacem?fbclid=IwY2xjawOVNiNleHRuA2FlbQIxMQBzcnRjBmFwcF9pZBAyMjIwMzkxNzg4MjAwODkyAAEeBMdp2Xmn0xN1CPjdn1ZazKePaixdpOVA5yn6U3KAZqeVttrEp4sPdq_RWPE_aem_VJIxNX0VRelcn93klzhxfg



SANTIAGO DO CACÉM: utentes enviam abaixo-assinado (com 1500 assinaturas) a exigir reparação de estradas no concelho.

Torres Novas: Recrutamento para a PSP // Que venham muitos!!!

 


Recrutamento para a PSP 
Que venham muitos!!!




ABRANTES: hoje, 29 novembro - RECOLHA DE SANGUE no Hospital

 

 

Convidamos todas e todos a abraçarem este desafio e deslocarem-se este sábado, dia 29 de novembro, até à Unidade Hospitalar de Abrantes da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) para doar sangue!

Tragam amigos e família, esperamos por todos vós!

Este sábado o Serviço de Sangue da Unidade Hospitalar de Abrantes da ULS Médio Tejo estará aberto entre as 9h00 e as 12h30 para receber a dádiva de todos quantos queiram contribuir com este gesto solidário e altruísta que salva-vidas! Se tem entre 18 e 65 anos, tem peso igual ou superior a 50 kg e tem hábitos de vida saudáveis, junte-se a esta família solidária.

Pode doar sangue numa das três unidades hospitalares da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo):

📍 Unidade Hospitalar de Abrantes:

Terças, quartas e sextas-feiras, das 9h00 às 12h30

📍 Unidade Hospitalar de Tomar:

Segundas, quintas e sextas-feiras, das 9h00 às 12h30

📍 Unidade Hospitalar de Torres Novas:

Todos os dias úteis, das 9h00 às 12h30

Além disso, para facilitar a participação dos dadores, haverá colheitas ao sábado, uma vez por mês, em cada unidade, também das 9h00 às 12h30:

6 de dezembro – Torres Novas

13 e 27 de dezembro – Tomar

20 dezembro – Abrantes

Contamos consigo!

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Muito acima da inflacção: CTT Aumenta Preços em 2026: Governo Aprova Subida Média de 6,20%

 https://www.noticiasagora.pt/cobertura/precos-a-aplicar-pelos-ctt-em-2026-sobem-em-media-620/?utm_source=widget&utm_medium=referral&utm_campaign=radio



CTT Aumenta Preços em 2026: Governo Aprova Subida Média de 6,20%

Os preços dos serviços postais universais dos CTT vão sofrer um aumento médio de 6,20% a partir de fevereiro de 2026, uma medida já aprovada pelo Governo e publicada em Diário da República.

O Governo autorizou uma subida média de 6,20% nos preços dos serviços postais universais dos CTT, com entrada em vigor a 2 de fevereiro de 2026.

A decisão foi formalizada através do despacho n.º 14210/2025, assinado pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e publicado em Diário da República.

Este aumento é inferior à subida de 6,9% aplicada em fevereiro de 2025, mas consideravelmente acima da inflação de 2,2% prevista pelo Banco de Portugal. A proposta de atualização tarifária foi apresentada pelos CTT à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) a 21 de outubro de 2025. Após análise, a entidade reguladora remeteu um relatório ao Ministério, a 19 de novembro, confirmando que a proposta cumpria os princípios da Lei Postal e os critérios estabelecidos no Convénio de preços para o triénio 2026-2028. A Anacom verificou que a variação média anual proposta estava em conformidade com o limite máximo para 2026 e respeitava os princípios da acessibilidade e da orientação para os custos.

Na prática, esta atualização resultará num aumento de quatro cêntimos no preço do serviço de correio normal nacional com peso até 20 gramas.

O regulador concluiu ainda que as variações nos serviços elementares não excedem os limites anuais (15%) e acumulados (30%) estipulados no Convénio.

Apesar dos aumentos anuais, o CEO dos CTT, João Bento, alertou que o serviço postal universal continua a não ser sustentável, atribuindo a situação a fatores como a queda no volume de correio.

O gestor defendeu que o modelo de “autofinanciamento” é inviável e sugeriu que a próxima concessão, cujo contrato atual vigora até 31 de dezembro de 2028, poderá necessitar de “contribuições do Orçamento do Estado” para garantir a sua viabilidade.

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Torres Novas VALE SERRA Pedrógão - III FESTIVAL DO AZEITE

 



CORUCHE / PETIÇÃO PÚBLICA - Pela gestão municipal direta do serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos (lixo)

https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT128785&fbclid=IwY2xjawOVlnNleHRuA2FlbQIxMQBzcnRjBmFwcF9pZBAyMjIwMzkxNzg4MjAwODkyAAEe0bglBtwGyYbaCyvYNBFaCkffg7kjQ-VG9eJNChINon3GP2KvhZNQB6xyrFY_aem_6bWPHNDiNxvSebf4J5oyTA 


PETIÇÃO PÚBLICA

🚩
Pela gestão municipal direta do serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos (lixo) no concelho de Coruche
NÓS, CIDADÃOS E RESIDENTES NO CONCELHO DE CORUCHE, VIMOS POR ESTE MEIO EXIGIR:
Que a Câmara Municipal de Coruche garanta, de forma urgente e eficaz, a boa manutenção do serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos (lixo) em todo o concelho e retome para si a gestão direta deste serviço essencial.
MOTIVOS:
Os signatários deste abaixo-assinado constatam , com profunda insatisfação e preocupação, a degradação progressiva e inaceitável do serviço de recolha de lixos no nosso concelho:
• Recolhas efetuadas com extrema irregularidade e atrasos frequentes;
• Contentores a transbordar durante dias, com resíduos espalhados no chão;
• Contentores que não são devidamente higienizados com regularidade;
• Ausência de recolha em alguns locais na previsibilidade razoável;
• Acumulação de lixo em vias públicas, causando maus cheiros, poluição visual e riscos para a saúde.
Apelamos, por isso, à Câmara Municipal de Coruche e à Assembleia Municipal que assumam as suas responsabilidades perante a população, tomando as medidas necessárias para resolver definitivamente este problema.

Torres Novas: e que tal uma "GRUA DE NATAL"???!!!

O empreiteiro da obra da Rua 1º dezembro, podia caprichar e comprar luzinhas de natal e colocá-las na grua... e Torres Novas podia fazer a inauguração da sua 2GRUA DE NATAL"...




TOMAR: rastreio CANCRO MAMA até 26 dezembro

 


ALCANENA: autarquias também a DEFENDER A MATERNIDADE E URGÊNCIA PEDIÁTRICA NO MÉDIO TEJO!

 

Alcanena manifesta-se contra proposta de encerramento da urgência pediátrica, da Unidade Hospitalar de Torres Novas.
A Câmara Municipal de Alcanena e a Assembleia Municipal de Alcanena aprovaram por unanimidade uma Moção contra a proposta em consulta pública, que visa o encerramento da urgência pediátrica, da Unidade Hospitalar de Torres Novas. E dessa moção fazem nota pública que aqui transcrevemos:
"Qualquer proposta de restruturação exigiria:
1. Ouvir as diferentes realidades regionais a intervir e explicitar quais os objetivos pretendidos com tal restruturação;
2. Garantir o acesso a cuidados de saúde à população em condições de equidade, acessibilidade e qualidade porque toma em consideração os indicadores demográficos e geográficos e os recursos existentes;
3. Garantir a continuidade do sucesso nacional das últimas décadas na saúde materna e infantil, obtido num contexto de melhoria das condições socioeconómicas das populações, mas sustentado em medidas de educação e promoção da saúde e prevenção da doença e na articulação entre os prestadores de cuidados de saúde;
4. Garantir a sustentabilidade das estruturas propostas em termos económicos (recursos humanos, deslocações, acessibilidade de profissionais).
Estes pressupostos não foram assegurados na proposta efetuada no que à urgência pediátrica da ULSMT diz respeito, pelo que somos frontalmente contra a proposta em consulta pública.
O serviço de Pediatria da Unidade de Torres Novas garante diferenciação, num ambiente próprio e característico para a assistência pediátrica nas suas várias valências assistenciais, para além de prever uma área de reserva coerente com os aumentos previsíveis da procura.
A localização da Unidade de Torres Novas responde aos dados demográficos da região, garante o acesso em proximidade à população pediátrica (38.604 crianças e adolescente) e serve os profissionais pela localização estratégica, que garante acesso facilitado aos hospitais centrais, no sentido da articulação em tempo útil e da interação formativa, fatores que promovem a sua fixação na região.
Não compreendemos a proposta agora apresentada porque, como evidenciam os números, o Serviço Pediatria no seu todo a (urgência pediátrica/internamento /ambulatório e assistência domiciliária pediátrica) garante uma resposta eficaz e de extrema relevância para a população do Médio Tejo".



quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Ministérios SAÚDE e FINANÇAS nem esperam pelo aprovação do Orçamento!!!!

 Todos em interessados no reforço do SNS têm de fazer reverter esta norma legal...!!! E também a anunciada limitação das horas extraordinárias e...

in Público de 26nov2025

terça-feira, 25 de novembro de 2025

MUSP SANTARÉM: Proposta de Investimentos para 2026 OE

Documento enviado ao Presidente da Assembleia da República

Considera este Movimento que a concretização dos investimentos públicos, entre outros, adiante designados, em diversas áreas, contribuirão para a melhoria da qualidade de vida das populações do distrito de Santarém.

A Proposta:

 

1.      Acessibilidades:

 

1.      Requalificação da N118 - Imprescindível no sentido de garantir a construção de variantes à mesma, num conjunto de localidades que aquela atravessa, impondo às populações as consequências em matéria de segurança rodoviária e de degradação da qualidade do ambiente, do atravessamento de centenas de pesados de mercadorias, de passageiros e ligeiros, como no caso de Samora Correia, Benavente, Salvaterra de Magos, Almeirim, Alpiarça, Chamusca, Tramagal, Rossio, Alvega. Imprescindível, também, pela necessidade de reduzir drasticamente a sinistralidade automóvel naquela via.

2.      Eliminação das Portagens da A15 – A exemplo do que aconteceu, por decisão do Parlamento, com a A23 e a A13 que atravessam o Distrito de Santarém, também a A15, entre Santarém e Caldas da Rainha, deverão ver as respectivas portagens abolidas, porquanto as vias de comunicação alternativas, nomeadamente a N114, são sinuosas, estão degradadas e com um significativo tráfego de pesados.

Eliminação das portagens na A13, até Almeirim, enquanto não for requalificada a N118.


1.      Novo acesso à A1 a norte do Concelho de Santarém – Há muito que é reivindicado pelos agentes económicos e pelas populações do norte do Concelho de Santarém, um acesso mais directo à A1, o que em muito beneficiará a vida das populações e a actividade económica.

2.      Novo acesso à A1 do IC9 próximo de Fátima – Com a construção deste Itinerário Complementar seria evitado o atravessamento da cidade de Fátima, por dezenas de automóveis ligeiros e pesados, no acesso ao IC9, em direcção a Tomar.

3.      Eliminação das passagens de nível, na Linha do Norte, no troço dentro do distrito de Santarém, para reduzir a sinistralidade na ferrovia e facilitar a mobilidade das populações.

 

2.      Serviço Nacional de Saúde:

1.      Aquisição de Robot Cirúrgico para o HDS – O Hospital Distrital de Santarém é a mais importante unidade hospitalar do Distrito de Santarém, com uma área de influência de 9 concelhos, onde habitam 184.731 pessoas, possuindo mais de 380 camas. A aquisição de um robot cirúrgico por este hospital não foi contemplada no âmbito do PRR, mas a sua necessidade deve levar à consignação de verbas para o efeito, no quadro do OE/2025.

2.      Criação das urgências básicas de Coruche e Ourém – As populações destes dois concelhos reclamam, à muito, a criação de urgências básicas que permitam o atendimento, vinte e quatro horas por dia de doentes urgentes que pela natureza da urgência, não imponham a sua deslocação para um dos quatro hospitais sediados no Distrito de Santarém.

3. Manutenção e funcionamento permanente das maternidades e urgências pediátricas nas unidades hospitalares do Distrito.

 

3.      Transportes:

Reforço dos serviços de transportes de passageiros pela CP a partir de Tomar e Abrantes para a Linha do Norte em direcção a Lisboa: O aumento significativo do número de passageiros que se está a verificar, no movimento pendular diário, impõe o reforço das composições de passageiros nos percursos atrás citados, sob pena de ficar hipotecado este serviço público da maior utilidade, na ligação do Distrito de Santarém à Área Metropolitana de Lisboa.

 

Os nossos cumprimentos.

 

                                                                       O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos

                         do Distrito de Santarém

ENTRONCAMENTO: 25 nov 2017 - realizou-se o 13º ENC NAC Comissões Utentes

 




(do Documento aprovado)  REFORÇAR A ORGANIZAÇÃO
Comissões e Associações de Utentes
Criadas na base de problemas e situações concretas, as comissões e associações de utentes são a base do Movimento de utentes e a sua razão de existir.
Partindo normalmente de situações e problemas em concreto, algumas comissões evoluíram para o acompanhamento de todas as situações relacionadas com os serviços públicos de determinada localidade, concelho ou região.
Com formas de organização diferenciadas,  abarcando serviços distintos, as comissões de utentes têm sido, em muitos locais, o garante da defesa dos serviços públicos e da universalidade do seu serviço.
A necessidade de alargar a luta e a intervenção das populações na defesa dos serviços públicos reclama a criação de mais comissões de utentes, alargando os sectores em que intervêm e assegurando uma actividade regular. As Comissões de Utentes devem reunir regularmente na base da transparência e na participação democrática, abrindo as portas a quem queira participar, privilegiando o trabalho colectivo, sendo fundamental dar conhecimento público das suas propostas, análises e das suas iniciativas. Estas, na sua acção devem privilegiar o contacto directo com as populações nos seus diversos locais de residência, no comércio local, junto das empresas, nos mercados, para a resolução dos problemas concretos das populações.

Considerando a necessidade de melhorar e potenciar o desenvolvimento do trabalho das comissões propõe o MUSP, quando tal se mostre necessário para a melhoria do trabalho, garantindo a autonomia de cada comissão, a criação de estruturas regionais que possam permitir um trabalho articulado das diversas comissões nessa região, uma discussão mais profunda das soluções e acima de tudo a defesa de políticas regionais como no caso dos transportes públicos e na saúde.
Direcção do Movimento de utentes
Para o mandato que hoje se inicia propõe-se a manutenção da Direcção do MUSP em molde idênticos, devendo a mesma reunir no mínimo 4 vezes por ano, podendo ser descentralizadas ou realizadas em várias localizações. Devem ser criados mecanismos claros e objectivos que promovam e estimulem o trabalho colectivo e regular de todos os membros da Direcção.
Por impossibilidade ou ausência prolongada, os membros da Direcção poderão ser substituídos depois de ouvidas as estruturas do movimento de utentes da respectiva região.

A Direcção elegerá o Grupo Permanente que será composto por um mínimo de cinco elementos de entre os que compõem a Direcção.
O grupo permanente reunirá, pelo menos, mensalmente, devendo dar nota aos restantes membros da Direcção das suas decisões e actividade desenvolvida. Os membros do Grupo Permanente devem fazer a distribuição de tarefas e ligar a todos os elementos da Direcção em todo o território nacional. Poderão ser criados grupos de trabalho sectoriais ou regionais para acompanhar, de forma permanente ou ocasional, as iniciativas do movimento de utentes e/ou a evolução das condições de prestação dos serviços públicos.

O MUSP deve manifestar a sua autonomia com propostas e iniciativas próprias e inovadoras, se possível em coordenação com outras entidades que defendem os mesmos objectivos.

A actividade da Direcção do MUSP, dos núcleos regionais  e das comissões e associações que compõem o Movimento de utentes tem necessariamente que ser alvo de uma melhoria substancial no que respeita à divulgação da actividade das mesmas sendo necessário proceder à reactivação do blog do movimento, dinamização da página de facebook e criação de site próprio onde a actividade das comissões de utentes e do MUSP esteja presente.

C𝐚𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐚 𝐝𝐞 𝐯𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐚 𝐆𝐫𝐢𝐩𝐞 𝐞 𝐚 𝐂𝐎𝐕𝐈𝐃-𝟏𝟗


A 𝐜𝐚𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐚 𝐝𝐞 𝐯𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐚 𝐚 𝐆𝐫𝐢𝐩𝐞 𝐞 𝐚 𝐂𝐎𝐕𝐈𝐃-𝟏𝟗 está a decorrer nas Unidades Locais de Saúde e Farmácias. A vacinação é gratuita para os grupos elegíveis:

👶 Crianças dos 6 aos 23 meses (Gripe)
👥 Pessoas em grupos de risco (Gripe e COVID-19)
👵 Pessoas entre 60 e 84 anos (Gripe e COVID-19)
🎂 Pessoas com 85 ou mais anos (Gripe e COVID-19)
✅ Segura
✅ Eficaz
✅ Disponível perto de si
Não adie a sua proteção. Vacine-se e ajude a cuidar de quem mais importa!

Torres Novas: Candidaturas abertas ao Prémio Maria Lamas para estudos sobre a mulher, género e igualdade

 https://mediotejo.net/candidaturas-abertas-ao-premio-maria-lamas-para-estudos-sobre-a-mulher-genero-e-igualdade/

 

Candidaturas abertas ao Prémio Maria Lamas para estudos sobre a mulher, género e igualdade

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Maria Lamas, uma distinção bienal promovida pelo Município de Torres Novas. Criado em homenagem a Maria Lamas, o galardão pretende valorizar estudos dedicados à mulher, ao género e à igualdade, honrando o legado da escritora e ativista que se destacou na defesa dos direitos das mulheres portuguesas.

Com um valor pecuniário de 3000 euros, a distinção pretende ainda contribuir para o desenvolvimento do conhecimento numa perspetiva de transversalidade e pluralidade e reconhecer estudos académicos e científicos realizados em Portugal, produzidos por autores portugueses ou estrangeiros.

Os trabalhos concorrentes ao PML terão de constituir abordagens a temas relacionados com a mulher, o género e a igualdade, na perspetiva das ciências sociais e humanas, podendo submeter-se a concurso dissertações de doutoramento e trabalhos de pós-doutoramento desenvolvidas no âmbito de centros de investigação científica credenciados.

Para a edição de 2026 serão aceites a concurso trabalhos validados em 2024 e 2025. O prazo de entrega de candidaturas decorre até dia 31 de dezembro de 2025. As normas de participação do Prémio Maria Lamas podem ser consultadas AQUI. Para mais informações os interessados deverão contactar o email gepe@cm-torresnovas.pt

 



O 25 novembro e a liberdade de informação...

 


"... a 25 de Novembro, despediram cerca de 150 jornalistas de meios estatais de forma ilegal num processo de saneamento e perseguição política. Fizeram aquilo que acusaram outros de querer fazer."

ABRANTES: pela melhoria dos transportes públicos!

 


Os imigrantes e a Greve Geral de 11 dezembro

Associações apelam aos imigrantes para que participem na greve geral marcada para o dia 11 do próximo mês. Entidades como a Solidariedade Imigrante e a Casa do Brasil vão apoiar a iniciativa, convocada pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) e pela União Geral de Trabalhadores (UGT).

"Avançaremos pelo trabalho digno, pelo combate a todo o tipo de violências e de escravatura, mas também pela defesa dos direitos dos imigrantes", destaca o comunicado da Solidariedade Imigrante. De acordo com a associação, imigrantes e portugueses precisam de estar lado a lado. "Todos vamos parar, é tempo de mostrarmos a força dos imigrantes ao lado dos trabalhadores portugueses", acrescenta.