domingo, 16 de novembro de 2025

Sobre o PACOTE LABORAL (Opinião de Ana Monteiro)

 Tão bom que é este pacote laboral... Para alguns e como alguns dizem, é uma reforma na lei laboral, que já era há muito precisa! Ah e tal, estamos no século XXI, temos de evoluir... Tretas!!! Evoluir quem?

Isto só privilegia uma parte, os patrões, não os trabalhadores!!!
- Quer nos retirar direitos, desproteger legalmente, empobrecer ainda mais!!
- Querem negociação da redução salarial?? Negociar com os trabalhadores para ganharmos ainda menos?
Então pensem, quem ganha o salário mínimo, e que tem tantas dificuldades para chegar ao fim do mês com algum na carteira, ainda pode vir a ganhar menos?
- Trabalhar mais horas? Mais horas por dia, e para o fazeres mesmo que seja nos teus horários de folga/descanso. Não te podes recusar!! Tens de ser flexível.... para o patrão!
Trabalhar mais!! Ganhar menos!!!
- És mãe, pai, tens crianças pequenas, com necessidades especiais, seja porque assim o são, ou porque não tens com quem os deixar, não te podes negar a trabalhar por turnos, feriados, fins-de-semana!!!
- Precisas de faltar, mesmo que tenhas justificação, esse dia pode não vir a ser pago?!?!?!?!
- é o teu primeiro emprego, ou arranjas-te um novo emprego, podes vir a ter um contrato temporário de 3 anos, ou seja, estás três anos a trabalhar para uma empresa, e podes nunca passar a efetivo?? E ao fim desses 3 anos podem-te mandar embora!!!!
Isto se lá chegares! Se não te mandarem embora só porque sim. Já que querem facilitar os despedimentos!
É que mesmo justifiques, ou que o tribunal te dê a razão, a entidade patronal, pode optar por não te restituir ao teu posto de trabalho!!!!
Sabem as consequências disto tudo?! Trabalho precário.
Instabilidade profissional e pessoal! Emancipas-te cada vez mais tarde na vida. Podes precisar de um empréstimo para um carro, uma casa, etc. Qualquer coisa que seja, e não te emprestam!!
Estamos no bom caminho! Bem-vindos ao Séc. XXI!!
Se também és contra todas estas medidas e outras mais, dia 11 de Dezembro: Greve Geral!!!

in Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário