sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Sobre transportes públicos no Médio Tejo

Projecto piloto de transporte público "a pedido" arranca na região

 Escrito por Redação on Quinta, 27 Dezembro 2012 19:51 (Rede Regional)

A Câmara de Mação vai testar, em Janeiro, um projeto-piloto de transportes públicos “à medida e a pedido” dos utentes. As viaturas, para já distribuídas por quatro circuitos, só efetuam os percursos se o serviço tiver sido solicitado antecipadamente pelos utentes, parando somente nos locais onde existam reservas.

Segundo a Agência Lusa, que cita o vice-presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, explicou que este modelo, que terá uma central de reservas, funcionará em paralelo com a rede de transportes públicos regular, acrescentou o autarca.

Trata-se de um “projeto-piloto para seis meses e que acreditamos ser muito interessante, essencialmente para territórios de baixa densidade populacional e com défice de cobertura de transportes públicos", disse Vasco Estrela à mesma fonte.

Mais tarde, a autarquia dmite estender o serviço nas ligações a outras cidades e localidades do Médio Tejo, integrando um novo serviço intermunicipal que sirva os concelhos limítrofes e que prevê, entre outras, a ligação entre os três hospitais do Centro Hospitalar do Médio Tejo e os centros de saúde.
Novos tarifários e reorganização de carreiras nos Transportes Urbanos de Tomar

(im Mirante)
Os novos horários e tarifários dos Transportes Urbanos de Tomar entram em vigor no dia 1 de Janeiro de 2013, na mesma data em que se vai processar uma reorganização de itinerários. A medida, aprovada pelo executivo da Câmara de Tomar, visa minorar o desequilíbrio económico resultante da exploração do serviço sem prejuízo para os utentes.

Em relação aos circuitos, vai ser suprimida a Linha Amarela, cujos utentes serão parcialmente abrangidos pela reorganização das outras duas linhas. A Linha Verde será aquela que contará com menos alterações, enquanto na Linha Azul haverá apenas um autocarro em circulação em período de férias escolares bem como aos fins-de-semana e feriados, anunciou a autarquia.

Os tarifários, que se situam abaixo dos custos reais de exploração, vão sofrer um aumento pela primeira vez desde a implementação do serviço para além das que decorreram devido ao aumento do IVA. Um bilhete tarifa de motorista, válido por uma hora passa a custar 1 euro. Uma caderneta de 10 bilhetes pré-comprados custa 6,5 euros. Um passe normal fica em 18,5 euros e um passe estudante, mobilidade condicionada, idoso cifra-se em 11 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário