domingo, 9 de dezembro de 2012

Todas as lutas contam (309) - MADEIRA

Comissão de Utentes do Serviço de Saúde da Madeira contra novo método de reembolsos

06/12/2012 - 08:49

A Comissão de Utentes do Serviço Regional de Saúde (CUSRS) condenou esta quarta-feira o novo método de pagamento das comparticipações sociais através de transferência bancária que passa a vigorar a partir de 12 de Dezembro, avança a agência Lusa.

"A Comissão de utentes vem condenar o novo método que virá a ser implementado pelo Governo Regional relativamente às comparticipações das consultas médicas, exames, medicamentos entre outros", afirmou a dirigente Carolina Cardoso, em conferência de imprensa realizada junto à porta do IASAUDE (Instituto de Administração da Saúde).

A porta-voz da Comissão lembrou que o sistema que vigora actualmente no IASAUDE nos reembolsos é o pagamento "em dinheiro directamente ao utente" mas que o Governo Regional vai substitui-lo a partir de 12 de Dezembro passando "a obrigar os utentes a receber os valores através de transferência bancária".

Para a CUSRS, este sistema "não é o mais justo e o mais coerente" porque "infelizmente ter uma conta bancária já quase se tornou um luxo".

"Não podem exigir que tenhamos conta bancária para podermos receber o que é nosso por direito", declarou, salientando que o Governo Regional também não estabelece um prazo para consumar a transferência.

"Vemos esta mudança como uma tentativa dissimulada de levar os utentes a desistir do seu direito às comparticipações", observou.

A CUSRS pede ao Governo Regional para reconsiderar e que volte ao antigo sistema que "apesar de todas as debilidades" considera ser o que "mais vai ao encontro às necessidades dos utentes".

A Comissão sugere que, caso o Governo Regional não retroceda, os reembolsos possam vir a ser feitos "através dos vales postais do CTT" com uma data limite de pagamento das comparticipações não superior a 30 dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário