Alerta Vermelho de Saúde Pública: calor extremo! ️
A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) informa que as autoridades locais de Saúde Pública locais decretaram o “alerta vermelho de saúde pública”, devido ao calor extremo que se vai sentir hoje e nos próximos dias nos concelhos da região do Médio Tejo.
Este nível de alerta é acionado sempre que as temperaturas ultrapassam os 38ºC, o que representa um risco elevado para a saúde pública, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como os idosos, as crianças pequenas, os bebés, as pessoas acamadas ou dependentes de terceiros.
As autoridades de saúde pública recomendam uma atenção especial e vigilância às pessoas com doenças crónicas – como diabetes, hipertensão arterial, insuficiência renal ou doença pulmonar crónica, entre outras -, uma vez que o calor extremo pode provocar descompensações agudas com consequências graves para a saúde.
A população idosa isolada, sem apoio familiar próximo ou a residir em habitações com fracas condições de arrefecimento, está particularmente em risco durante o alerta vermelho de saúde pública. Nestes casos, deve evitar-se a exposição solar e reforçar a hidratação frequente, mesmo na ausência de sede, através da ingestão de água ou sumos naturais sem adição de açúcar. Sempre que possível, deve considerar-se a deslocação do idoso para casa de familiares, ou a implementação de medidas que garantam um maior conforto térmico na sua residência.
Sem comentários:
Enviar um comentário