O Dia Mundial de Prevenção de Afogamentos é celebrado anualmente em 25 de julho. Esta data foi estabelecida para conscientizar sobre o impacto global dos afogamentos e promover medidas preventivas para reduzir o número de mortes relacionadas a esse tipo de acidente.
O afogamento é uma das principais causas de morte acidental em todo o mundo, com destaque para crianças e jovens de 1 a 24 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 236 mil pessoas morrem afogadas a cada ano, e em Portugal, o afogamento é a segunda causa de morte acidental em crianças.
A prevenção é fundamental para reduzir esses números, e algumas medidas importantes incluem:
- Supervisão constante de crianças perto da água, mesmo em piscinas ou banheiras. Uso de coletes salva-vidas em atividades aquáticas.
- Respeito aos limites pessoais e às condições da água.
- Conhecimento das cores das bandeiras nas praias, que indicam se é seguro entrar na água.
- Não mergulhar em locais desconhecidos ou sem saber a profundidade. A data de 25 de julho foi escolhida para coincidir com o período de férias e atividades aquáticas, visando maximizar o impacto das campanhas de prevenção e conscientização. A ONU e a OMS lideram esforços para promover a prevenção de afogamentos, com o objetivo de alcançar a meta de redução de mortes relacionadas a afogamentos até 2030.
Sem comentários:
Enviar um comentário