sexta-feira, 25 de julho de 2025

ULS MÉDIO TEJO ATIVA ALERTA AMARELO DE SAÚDE PÚBLICA DEVIDO À SUBIDA DAS TEMPERATURAS

 https://www.chmt.min-saude.pt/noticias/uls-medio-tejo-ativa-alerta-amarelo-de-saude-publica-devido-a-subida-das-temperaturas-2/

 

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo), através da sua Unidade de Saúde Pública (USP), ativou o “Alerta Amarelo de Saúde Pública”, no âmbito do Plano para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo Verão 2025. Este nível de alerta é adotado na sequência da previsão de subida significativa da temperatura máxima, que poderá ultrapassar os 35ºC nos próximos dias na região do Médio Tejo.

A população é aconselhada a adotar medidas preventivas para minimizar os efeitos nocivos do calor na saúde, com especial atenção para os grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças pequenas, idosos, pessoas com doenças crónicas, trabalhadores ao ar livre, praticantes de atividade física e pessoas em situação de isolamento ou vulnerabilidade social.

A ULS Médio Tejo recomenda que estas populações evitem a exposição solar nas horas de maior calor, entre as 11h e as 17h, mantenham-se em ambientes frescos e assegurem a ingestão adequada de líquidos para prevenir a desidratação. Apela-se ainda à comunidade para que contacte regularmente familiares idosos ou dependentes, garantindo o seu bem-estar durante este período. É também aconselhada a utilização de protetor solar em qualquer exposição ao sol e a preferência pela prática de atividades ao ar livre fora dos períodos de maior risco térmico.

A população pode obter mais informações no site da Direção-Geral da Saúde (DGS) em: https://www.dgs.pt/em-destaque/aumento-da-temperatura-recomendacoes-contra-o-calor1.aspx

Em caso de dúvidas ou sintomas associados ao calor, como fraqueza, suores intensos, náuseas ou desmaios, deve ser procurada assistência médica imediata, através do contacto com a linha SNS24 através do número 808 24 24 24.

A ULS Médio Tejo apela à colaboração de todos para a divulgação destas recomendações, assegurando uma resposta comunitária eficaz e protegendo a saúde dos mais vulneráveis. Para mais informações, por favor consulte a documentação em anexo aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário