Um sorriso mais saudável para todos: ULS Médio Tejo assinala o Dia Europeu da Saúde Oral
Hoje assinala-se o Dia Europeu da Saúde Oral, uma data que pretende sensibilizar a população para a importância de manter uma boa higiene oral ao longo da vida.
Cuidar da boca é cuidar da saúde geral: doenças orais como cáries, gengivite/periodontite e abcessos podem ter impacto não só na qualidade de vida, mas também na saúde do organismo, estando associadas a doenças cardiovasculares, diabetes, complicações na gravidez e até ao cancro oral.
Sabia que é recomendado escovar os dentes pelo menos três vezes por dia? Uma dessas escovagens deve ser feita antes de dormir, porque durante a noite a produção de saliva diminui e o ambiente da boca torna-se mais propício à proliferação de bactérias. Escovar os dentes remove a placa bacteriana e os restos de alimentos, prevenindo o aparecimento de cáries e problemas gengivais.
Uma escovagem adequada, com movimentos suaves e completos, e a utilização de fio dentário e/ou escovilhões ajuda a garantir que todos os dentes ficam bem limpos e protegidos. São pequenos gestos que fazem uma grande diferença no bem-estar geral!
Aposta na Saúde Oral no Médio Tejo
A ULS Médio Tejo não podia deixar de assinalar este dia, celebrando também um marco muito importante: em 2025, assegurou pela primeira vez a cobertura plena de Saúde Oral nos 11 concelhos da sua área de abrangência, garantindo que todos os utentes têm acesso a cuidados de medicina dentária.
Para concretizar este objetivo, foi criado o Serviço de Saúde Oral da ULS Médio Tejo, que conta atualmente com:
• 8 médicos dentistas
• 8 assistentes dentárias
Paralelamente, a Unidade de Saúde Pública da ULS Médio Tejo integra ainda 4 higienistas orais, que desenvolvem ações de promoção e educação para a saúde oral junto da comunidade, com especial foco nas crianças das escolas da área de abrangência, reforçando a vertente preventiva e educativa. Estas profissionais realizam também, junto destas crianças, tratamentos de caráter preventivo, nomeadamente destartarizações, aplicação de selantes, aplicações tópicas de flúor e ensinos teórico-práticos de técnicas de remoção de placa bacteriana.
No total, a ULS Médio Tejo conta com 20 profissionais dedicados à saúde oral da população da região.
No que respeita ao Serviço de Saúde Oral estão abrangidos por este serviço todos os utentes referenciados pelos seus médicos assistentes dos cuidados de saúde primários, dando prioridade a quem não é elegível para o regime de “cheque-dentista”. Esta abordagem garante uma resposta justa, preventiva e centrada na pessoa, promovendo mais saúde e qualidade de vida para todos.
🦷 Lembre-se: cuidar da sua saúde oral é investir no seu bem-estar geral. Sorrir com saúde é sorrir para a vida!
Sem comentários:
Enviar um comentário