domingo, 17 de julho de 2011

Actividade do movimento de utentes (110)




Comissão de Utentes do Concelho de Benavente

Actividade da CUCB no dia 11JUL2011


1. - Contrariamente às nossas intenções iniciais, só hoje, dia 12JUL2011 conseguimos entregar no Ministério da Saúde o abaixo-assinado recolhido no Concelho de Benavente com cerca de 3.000 peticionários, onde se denunciava as questões mais graves à altura em que o texto foi elaborado (entretanto desactualizado porque os dados se agravaram), e exigindo o seguinte:
Os abaixo-assinados exigem que de imediato:
1. Seja regularizada a situação do SAP dotando aquele serviço com os recursos humanos e técnicos adequados para o atendimento aos utentes que ali acorrem em busca de socorro;
2. Seja regularizado o funcionamento das unidades Centro de Saúde de Benavente e de Saúde Familiar de Samora Correia;
3. Que seja restabelecido o funcionamento das Extensões de Saúde de Santo Estêvão, Barrosa, Foros de Almada, Porto alto e Biscainho/Foros da Charneca, conforme consta na Lei e com os horários e moldes em que funcionaram até ao seu encerramento.


2. – A seguir fomos recebidos em audiência pelo GP do CDS-PP, ocorrida na sequência de um pedido de audiências que a nossa Comissão de Utentes endereçou a todos os Grupos Parlamentares, tendo sido este o que primeiro nos respondeu e recebeu.
Fomos recebidos pelo Deputado João Serpa Oliva, do distrito de Coimbra, e pela Deputada Margarida Neto, do Distrito de Santarém, no primeiro piso do Edifício novo da Assembleia da República, das 17h00 às 17h50.
Na audiência tivemos oportunidade de agradecer a celeridade da resposta e da sua concretização, bem como de desejar que o mandato seja produtivo.
A seguir expusemos as nossas preocupações relativas ao estado degradado em que se encontra o serviço prestado pelas unidades de saúde no concelho, pela falta de médicos, de enfermeiros e de pessoal auxiliar.
Salientámos a preocupação pela falta de Médicos de Saúde Pública no Distrito de Santarém e no País, bem como de não haver estudantes de medicina nesta área, prevendo-se que, se não forem tomadas medidas com carácter de urgência, nos próximos 5 anos poderemos ficar sem profissionais desta especialidade no activo.
Realce dado também para o isolamento das populações devido à ausência de transportes públicos que lhes garantam o mínimo indispensável de mobilidade, num quadro de idosos com pensões degradadas, sem médico de família que os acompanhem, nem meios para se dirigirem às unidades de saúde para se candidatarem a uma consulta de recurso, ou serem atendidos no SAP.
Também foi relatada a situação do SAP que servindo um universo de 50.000 utentes residentes (aos quais de deve acrescentar uma percentagem dos utentes das EN 118, 119 e 114 as quais são conhecidas pelo seu elevado nível de sinistralidade), que de momento só está aberto 23 horas/dia, sendo o turno da 09h00 às 20h00 guarnecido por uma empresa de trabalhos temporários sem qualidade e com profissionais sem a especialização requerida para o tipo de serviço.
A delegação da CUCB foi composta por: Leonor Parracho, Domingos David’, António Lameiras e José Carlos e ficou de enviar um conjunto de propostas e questões a resolver.

Benavente, 12 de Julho de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário