domingo, 17 de julho de 2011

Actividade do movimento de utentes (112)




Medida "profundamente injusta"
Comissão de Transportes da Margem Sul contra portagens pagas em Agosto
08.07.2011 - 14:13 Por Lusa

A Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul considera “profundamente injusta” a reintrodução do pagamento de portagens na Ponte 25 de Abril durante o mês de Agosto.
“É com grande revolta que tomamos conhecimento desta alteração que consideramos profundamente injusta”, disse Luísa Ramos, porta-voz da comissão de utentes.

O movimento que defende a abolição permanente das portagens naquela ponte, por “os transportes públicos não darem resposta e as pessoas não terem alternativa”, sustenta que a suspensão da abolição de portagens durante o mês de Agosto, vem “penalizar não apenas as pessoas da margem sul como pessoas da margem norte que estudam ou trabalham na margem sul”.

A medida anunciada hoje pelo Ministério da Economia e do Emprego “é mais uma vez meter a defesa dos interesses da Lusoponte [concessionária da ponte] e das grandes empresas à frente das condições de vida das populações”, considerou a porta-voz da comissão.

Para Luísa Ramos, a medida é ainda mais grave “dada a situação económica do país”, uma vez que se estima que “muitas famílias, por dificuldades económicas, optem por ficar em casa e fazer férias nas praias da região”.

O Governo estima que esta medida vá permitir ao Estado uma poupança de cerca de 48 milhões de euros até 2019 e, no comunicado enviado às redacções, o ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, justifica-a “face às dificuldades financeiras que o país atravessa e aos compromissos de redução de despesa pública assumidos pelo Estado português”.

Um argumento que não colhe concordância junto da Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul, cuja porta-voz sugere que “se o governo precisa de dinheiro pode ir buscá-lo com impostos à banca, que paga menos IRC do que um comerciante”.


Sem comentários:

Enviar um comentário