sexta-feira, 29 de julho de 2011

Populações contra a redução de serviços públicos

TOMAR - Sabacheira em risco de perder Estação de Fátima. População está revoltada e há quem lamente não pertencer a Ourém


Nunca como agora esteve tão em cima da mesa a possibilidade de encerramento da estação de Fátima, em Vale dos Ovos, em detrimento de Caxarias. Este alerta foi dado numa recente sessão da Assembleia Municipal de Tomar por Fernando Graça, presidente da Junta de Freguesia da Sabacheira, que lamentou o escasso apoio da autarquia nabantina neste processo, ao contrário do que acontece em Ourém, onde há a firme convicção de receber a estação com a designação de Fátima. A Hertz fez um ponto de situação deste processo, precisamente com Fernando Graça, que lamentou a ausência de respostas ao alerta que deixou na Assembleia Municipal.

O autarca diz mesmo que uma grande parte da população da freguesia preferia pertencer a Ourém: «Até ao momento, depois da minha intervenção na Assembleia Municipal, não tive conhecimento de qualquer desenvolvimento de acções levadas a cabo pela Câmara Municipal. Já deixei muitos alertas à autarquia mas parece que a freguesia da Sabacheira não conta para a Câmara de Tomar. Isto é o sentimento do povo. Aliás, grande parte da freguesia refere muitas vezes que antes preferia pertencer ao concelho de Ourém. Lamento proferir estas palavras mas elas são a sequência do sentimento de muitas pessoas. Se nada for feito, o encerramento da estação vai mesmo em frente, em prol do concelho de Ourém. Em 1917, esta estação já era de Fátima! Até há o registo para a primeira viagem de comboio da Irmã Lúcia, que embarcou precisamente nesta estação, mas a Câmara nem uma placa alusiva a essa situação mandou fazer. É caricato que a autarquia nada faça. Fico muito triste!». Fernando Graça aponta alguns factores que levam a acreditar que pode estar em equação o encerramento da estação. É verdade que ainda há bilheteira mas, noutro capítulo, algumas composições já deixaram de parar em Vale dos Ovos: «Ainda se continuam a vender bilhetes, mas lamento que alguns comboios intercidades e intercidades, de Lisboa para Porto ou para Braga, tenham deixado de parar em Fátima. E agora estas composições param em Caxarias!». Recorde-se que na Assembleia Municipal, Fernando Graça deixou a promessa de que se a Câmara nada fizer para inverter esta situação, então podem realizar-se algumas acções de protesto que não terão necessariamente que ser da autoria da Junta de Freguesia. Ou seja, a população da freguesia da Sabacheira pode querer vincar a sua posição com o recurso a alguma manifestação perante a injustiça de que considera estar a ser alvo.

2011-07-27 19:05:22 (Rádio Hertz)

Sem comentários:

Enviar um comentário