sábado, 3 de novembro de 2012

Os argumentos que valem para os tribunais... não servem para os hospitais???!!!

Autarcas do Médio Tejo reafirmam desacordo sobre reorganização do mapa judiciário
Os autarcas do Médio Tejo reafirmaram esta terça-feira, 30 de Outubro, o seu desacordo quanto à reorganização da estrutura judiciária, afirmando que a proposta irá agravar ainda mais as assimetrias regionais e pôr em causa a equidade nacional.
Reunidos no conselho executivo da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, os autarcas daqueles onze municípios deliberaram por unanimidade repudiar a reforma do sistema judiciário proposto pelo Ministério da Justiça e actualmente em discussão pública e decidiram alertar a tutela para as possíveis implicações da mesma.
"O enquadramento proposto contraria os princípios ordenadores do próprio ministério, por dificultar claramente à população o direito constitucional do acesso à justiça, nomeadamente por condicionar o privilégio da proximidade dos cidadãos", pode ler-se numa nota enviada à Lusa.
Segundo a mesma nota, o sistema judiciário "não teve em conta a especificidade da coesão social e territorial das regiões, parecendo ter sido definido para corresponder apenas aos objectivos das grandes áreas metropolitanas".
Os eleitos pedem que seja "devidamente reponderada" pelo Ministério da Justiça a reorganização judiciária para a região do Médio Tejo, com uma população de 227 998 mil habitantes e correspondente à área territorial envolvendo os municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Da proposta do Governo consta pelo menos o fecho dos tribunais de Ferreira do Zêzere, Mação e Abrantes, concelho em que há também a deslocalização de algumas varas criminais.
A proposta final do Ministério da Justiça para a reforma judiciária, que na segunda-feira começou a ser enviada aos municípios para que estes se pronunciem até ao final do mês, prevê a extinção de 49 tribunais, contra os 54 inicialmente previstos.
(in O Mirante)

Sem comentários:

Enviar um comentário