quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Sobre os aumento do preço da água

Preço da água aumentou em média 3,3% por ano entre 2003 e 2011

Água
Preço da água com variações regionais
D.R.
28/11/2012 | 12:56 | Dinheiro Vivo
O preço médio do abastecimento de água aumentou, em média, 3,3% por ano, entre 2003 e 2011, e existem ainda "variações regionais significativas", adianta um estudo hoje revelado no Porto.De acordo com o estudo "Água e saneamento em Portugal - O mercado e os preços", promovido pela Associação Portuguesa da Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), "a evolução tarifária tem sido mais lenta e igualmente díspar".
Para a água e para o saneamento, "o preço médio praticado no ano passado era da ordem de 1,55 euros por metro cúbico para consumos médios de 120 metros cúbicos", sendo que "este preço comporta ainda variações regionais significativas (média de 0,85 euros por metro cúbico na Madeira e de 1,71 euros por metro cúbico em Lisboa)", por exemplo.
O estudo conclui também que, em 2011, os portugueses consumiram menos água face à média dos últimos três anos.
"Cerca de 63 % das entidades gestoras referiram que as vendas, em 2011, diminuíram face à média dos últimos três anos. As percentagens de diminuição indicadas variam entre 1 % e 6,2 %", adianta o documento, referindo que, "em 17 % das entidades gestoras, a redução das vendas foi igual ou superior a 5 %".
Sérgio Hora Lopes, da Comissão Especializada de Legislação e Economia da APDA, responsável pela elaboração do estudo, afirmou aos jornalistas que "[os consumidores finais] estão a consumir menos água por bons e maus motivos", considerando que é preciso estar alerta para os maus motivos.
"Muitos começam a ir buscar água aos poços, água não controlada. Tenho conhecimento de um infantário que juntou água do poço com água da companhia e isto é um problema, pode gerar uma situação muito complexa e até de saúde pública", sublinhou.

Sem comentários:

Enviar um comentário