quinta-feira, 24 de agosto de 2023

ASSENTIS / Torres Novas/ Médio Tejo: continuar a pressão até à colocação de médico na Extensão de Saúde

 

ASSENTIS / Torres Novas/ Médio Tejo: continuar a pressão até à colocação de médico na Extensão de Saúde

assentis 23set.jpg

Continuar a pressão em ASSENTIS / Torres Novas e no Médio Tejo, até à colocação de médico nas Extensões de Saúde 

Decorreu ao final dia de quarta-feira, 23 agosto, frente à Extensão de Saúde de Assentis/Torres Novas, uma VIGILIA da Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (para a qual for convidados a população e autarcas), com o objectivo de exigir a colocação de médico. 

Perante quase uma centena de utentes foram dados alguns esclarecimentos sobre as diligências da Comissão de Utentes e da Junta de Freguesia, entidades que têm reunido e trocado informações com regularidade.

Depois de diversas iniciativas públicas de que se destacam, no passado recente, a comparência da população nas últimas Assembleia de Freguesia e Assembleia Municipal, continuaram os contactos institucionais para saber da concretização de alguma das alternativas apresentadas.

Assim, foi dada a informação (carreada para a Comissão de Utentes pela Câmara Municipal de Torres Novas, entidade também participante no processo) de que até “mais tardar” 1 de outubro próximo haverá médico em quatro dias por semana, quatro horas diárias.  

Embora seja uma situação de recurso a Comissão de Utentes informou de que vai contactar as entidades envolvidas no sentido de ser antecipada a data de início de prestação de cuidados médicos localmente. “É mais fácil deslocar um médico, que obrigar dezenas de utentes a terem cuidados médicos na cidade de Torres Novas”, foi afirmado.

Do desenvolvimento do processo e das respostas obtidas será dado conhecimento às populações.

Entretanto, e perante a necessidade de defender a prestação de cuidados de saúde de proximidade foi aceite consensualmente a sugestão de fazer uma reunião (em data a acordar) na localidade de FUNGALVAZ / freg Assentis, para debater a prestação de cuidados de saúde.

Como estão em perigo muitos cuidados de proximidade em toda a região, a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo anunciou, com datas provisórias, “VIGILIAS por colocação de médico”, junto às Extensões de Saúde

de ATALAIA / concelho V N Barquinha, dia 11 setembro, segunda, das 19 às 21 horas

de Carrazede/PAIALVO / concelho Tomar, dia 15 setembro, sexta, das 19 às 21 horas.

Outras iniciativas terão lugar durante o mês de setembro:

a mobilização e participação na Jornada Nacional de Defesa e Reforço do SNS, com actividades locais e com iniciativa distrital em Santarém na tarde de 16 setembro, sábado;

contactos com as unidades de saúde e autarquias;

propostas para incluir no OE para 2024,…

publicado por usmt 

Sem comentários:

Enviar um comentário