https://sicnoticias.pt/pais/2023-08-11-Ha-nomes-de-utentes-que-estao-a-desaparecer-das-listas-dos-centros-de-saude-39d7e925
"Há nomes de utentes que estão a desaparecer das listas dos centros de saúde"
O Serviço Nacional de Saúde começou, nas últimas semanas, a limpar as listas de utentes inscritos nos Centros de Saúde. A operação é normal, mas a forma como está a ser feita é motivo de muitas críticas.
A principal razão para uma limpeza nas listas de utentes, de norte a sul, nos Centros de Saúde é, para o Ministério da Saúde, uma necessária atualização das mesmas. O procedimento já começou pela zona Sul.
O Ministério garante que esta triagem é feita de forma automática, mas há muitos médicos que discordam do processo e da forma como está ser feito. Garantem que estão a desaparecer muitos nomes de pessoas com direito a médico de família.
Utentes "não frequentadores" estão a ser excluídos
Joana Bordalo e Sá, presidente da Federação Nacional de Médicos, informa que está a ser usado um método automático que suspende os utentes "não frequentadores"
Como se não bastasse o elevado número registado de pessoas sem médico de família, desta forma, os números até podem baixar mas, na realidade, a situação só piora, segundo Joana Bordalo e Sá.
Para os Sindicatos, há médicos em número suficiente em Portugal, ainda não existem é condições que os atraiam para exercer nos Centros de Saúde. Recorde-se que, neste momento, ainda há um milhão e mais de 600 mil portugueses sem médico de família.
Sem comentários:
Enviar um comentário