Foi no dia 1 de outubro de 2000 que esta unidade hospitalar foi inaugurada oficialmente, tendo a transferência dos doentes do antigo Hospital para esta nova Unidade ocorrido uns dias antes, a 19 de setembro.
Esta inauguração ficou marcada pela presença da população torrejana, que via assim o realizar de um sonho: o tão ansiado novo Hospital. A cerimónia de inauguração contou com a presença de altas figuras nacionais, entre as quais a Ministra da Saúde à época, Manuela Arcanjo, e então primeiro-ministro, António Guterres.
A história do Hospital Rainha Santa Isabel, conhecido então como Hospital de Torres Novas, remonta já ao século XVI. Instalado nos terrenos da Ermida dos Fiéis de Deus desde o ano de 1580 sofreu vários danos devido às invasões francesas, e já no século XIX foi relocalizado no extinto Convento do Carmo, sob a administração da Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas, passando para a dependência do Estado Português em 1975.
Já no início do século XXI, em 2000, o Hospital foi instalado na casa que hoje conhecemos, na Avenida Xanana Gusmão. Posteriormente, em 2001, foi criado o Centro Hospitalar do Médio (CHMT)/hoje ULSMT do qual passou a fazer parte juntamente com a Unidade de Abrantes e a Unidade de Tomar, passando a servir uma área de abrangência de 15 Municípios e de cerca de 250.000 utentes.
Reconhecimento a todos os profissionais que têm contribuído para o trabalho desenvolvido ao longo da sua existência. A Unidade de Torres Novas do CHMT mantém intacto, anos depois, o propósito de ser uma presença determinante na vida dos muitos milhares de cidadãos que serve.
A fotografia que aqui partilhamos foi tirada no dia 18 de junho de 1999, aquando da conclusão da empreitada.
Sem comentários:
Enviar um comentário