domingo, 21 de fevereiro de 2010

FALTA DE MÉDICOS NO CENTRO DE SAÚDE DE BENAVENTE E NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO PERMANENTE:

O executivo camarário teve conhecimento do conteúdo da moção aprovada na última reunião da Junta de Freguesia de Benavente que a seguir se transcreve:


“A Junta de Freguesia de Benavente através dos seus membros e respectivo executivo, vem por este meio mostrar o seu desagrado face a uma situação que tem vindo a agravar-se nos últimos tempos, a falta de médicos no Centro de Saúde de Benavente e no Serviço de Atendimento Permanente (SAP).

Vários autarcas, durante a Assembleia de Freguesia datada de vinte e nove de Dezembro de dois mil e nove, relataram diversos acontecimentos / casos reais que decorreram da situação supra mencionada, com esperas de várias horas no Serviço de Atendimento Permanente e cerca de cinco mil utentes sem médico de família que aguardam semanas por uma consulta.

Apesar desta Assembleia ter noção de que a falta de médicos é um flagelo que atinge a grande maioria da População Portuguesa, consideramos que a nossa Freguesia necessita de mais dignidade no que concerne aos cuidados primários de saúde.

Consideramos, ainda, importante reforçar que o assunto supracitado também se tem verificado nos Foros da Charneca, que desde Outubro deste ano não tem médico assistente.

Os membros desta Assembleia pedem a resolução deste problema o mais urgente possível para que desta forma possamos ter uma população com serviços de saúde adequados.”


A moção foi enviada à Governadora Civil de Santarém, à Ministra da Saúde, Exma. À Directora do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) e à Câmara Municipal.

Sobre esta matéria o Presidente lembrou, que está pedida uma reunião à Ministra da Saúde para discussão da matéria em apreço, aceitando e compreendendo que actualmente a Ministra tem o Orçamento de Estado em mãos e debate-se com algumas dificuldades próprias, podendo não ter a sua agenda tão livre quanto deseja para poder marcar essa reunião, pelo que não quer concluir que a Ministra não está disponível, tratando-se de alguém que conhece e sabendo que trabalha em prol do Serviço Nacional de Saúde.
Contudo, considerou que este é o tempo de preparar algumas acções, propondo que a Câmara Municipal solicite aos Presidentes das Juntas de Freguesia que informem por escrito, acerca do que consideram ser as anomalias que se verificam no serviço de saúde da respectiva área, as suas preocupações relativamente ao funcionamento dos cuidados primários de saúde, bem como ao Serviço de Atendimento Permanente, visando não apenas colher dados e opiniões para criação de um dossier, mas sobretudo, face à possibilidade da Ministra da Saúde não criar o tempo de agenda necessário, preparar uma reunião plenária de todos os eleitos, para debate da problemática da saúde e poderem vir a tomar uma posição comum e conjunta face a uma situação que não credibiliza ninguém.

O executivo deliberou, por unanimidade aprovar a proposta do Presidente da Câmara Municipal

Sem comentários:

Enviar um comentário