quarta-feira, 17 de março de 2010

REUNIÃO COM MINISTRA DA SAÚDE TRAZ SOLUÇÕES PROVISÓRIAS PARA BENAVENTE

A reunião do presidente da Câmara de Benavente com a Ministra da Saúde e com os responsáveis pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), no dia 15 de Março, deu frutos.

O município vai receber um reforço de três médicos, através de uma empresa externa de prestação de serviços, um para o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Benavente, um para a extensão de saúde de Santo Estêvão e outro para o Porto Alto.

António José Ganhão explica que “foram encontradas algumas perspectivas de solução imediatas que vão minimizar a questão da falta de médicos de família no concelho”. Para o autarca, esta “não é a situação ideal, mas é uma solução de recurso, face ao cenário que existe.”

Da reunião com a ministra, ficou o compromisso de contratar mais um médico para o SAP do Centro de Saúde de Benavente, através de uma empresa externa de prestação de serviços. O médico fará o horário da tarde, passando assim o centro a contar com dois médicos durante esse período do dia. Ficou igualmente assente que passará a existir uma consulta de recurso no Porto Alto, três vezes por semana, para evitar a deslocação da população a Benavente. Situação idêntica será adoptada na extensão de saúde de Santo Estêvão, em que a doutora Isabel Eusébio tem uma baixa prolongada, ou seja, existirá uma consulta de recurso três vezes por semana.

Para o presidente da Câmara de Benavente esta foi “a solução possível”. “Sabemos que há uma falta de médicos generalizada, mas temos alguma expectativa de colocação de alguns médicos que vêm do estrangeiro. Neste momento entraram no país quarenta e dois médicos cubanos e também alguns uruguaios. O Ministério da Saúde está a estudar também a possibilidade de poderem vir alguns costa-riquenhos. Por isso podemos ter apenas esta expectativa de reforço no futuro, porque de resto estaremos sempre numa situação de dependência destas empresas de prestação de serviços, que já falharam no passado”, sublinha o edil.

in "O Mirante"

Sem comentários:

Enviar um comentário