sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Actividade do movimento de utentes (120)

Aumento dos transportes: cruel e criminoso
por Plataforma das Comissões de Utentes da Carris


O brutal aumento dos preços dos transportes públicos (passe social e utentes) a partir de 1 de Agosto – que, para muitos utentes, pode ultrapassar os 25% – é uma alteração profunda, que deixa sem qualquer alternativa de transporte quem utiliza a Carris de Lisboa como meio principal de transporte.

Esta deliberação mais uma vez não tem em consideração os desempregados os reformados e os estudantes, assim como o congelamento dos salários e reformas, sendo um autêntico roubo sobre os rendimentos da maioria das famílias que vivem hoje já sob grandes dificuldades.


Estamos perante uma decisão que não promove o aumento da utilização dos transportes colectivos mas o aumento da utilização dos transportes particulares, agravando todos os problemas relacionados.

O aumento dos transportes públicos insere-se num processo que visa a privatização de empresas de transportes como os suburbanos da CP de Lisboa e Porto, o Metropolitano de Lisboa, a Carris e os Transportes Colectivos do Porto (STCP), com os consequentes cortes de carreiras e horários, perda da qualidade de serviço e novos aumentos dos tarifários.

As privatizações terão consequências não só para os trabalhadores mas muito especialmente para os utentes que verão aumentados os custos dos transportes e a eliminação de parte dos passes sociais com consequências gravíssimas na qualidade de vida dos utentes.

Aumentar os transportes públicos, de uma forma tão brutal num momento que aumentam os custos com a educação e os cuidados médico-medicamentosos, são aumentados os impostos e são colocados sobre pressão os salários e pensões, é não só altamente anti-social pode ser mesmo considerada um crime contra a população.

Juntamente com os aumentos anunciados, a Plataforma das Comissões de Utentes da Carris verifica também a drástica diminuição das frequências de inúmeros autocarros que já antes haviam estado na mira da Administração da Carris para possível encurtamento ou encerramento, tais como: 21, 22, 44, 79, 82, 83, 709, 712, 713, 726, 781 entre outros, e cuja suspensão durante o mês de Agosto leva a temer pela sua manutenção.

A Plataforma das Comissões de Utentes da Carris apela à mobilização dos utentes dos transportes públicos contra o roubo e destruição dos transportes públicos que o Governo se apresta a levar a cabo, sob comando e guião da troika, reafirmando a sua total oposição às medidas anunciadas e prosseguimento da luta por transportes públicos dignos e eficazes ao serviço das populações e do país.

31/Julho/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário