terça-feira, 30 de agosto de 2011

Actividades domovimento de utentes (129)

Concentração
na Estação de Setúbal
no dia 1 de Setembro às 18,30 horas

Protesto contra o aumento do preço dos Transportes Públicos


"A subida média do preço dos transportes é de 15%, mas nalguns casos chega aos 25%. Trata-se do segundo aumento só em 2011, sendo que o Governo anunciou já novo aumento para o final do ano. Esta gravosa medida é uma afronta a quem trabalha, penalizando sobremaneira os orçamentos das famílias." - sublinha um comunicado da Pró-Comissão de Utentes dos Transportes Públicos de Setúbal.

CONCENTRAÇÃO NA ESTAÇÃO DE SETÚBAL
1 Setembro – 18.30h - Praça do Brasil
PROTESTO CONTRA O AUMENTO DO PREÇO DOS TRANSPORTES PÚBLICOS

O aumento das tarifas dos transportes públicos, que entrou em vigor em Agosto, é o maior aumento de que há memória e traduz-se numa medida injusta, com enormes prejuízos sociais, económicos e ambientais.

A subida média do preço dos transportes é de 15%, mas nalguns casos chega aos 25%. Trata-se do segundo aumento só em 2011, sendo que o Governo anunciou já novo aumento para o final do ano. Esta gravosa medida é uma afronta a quem trabalha, penalizando sobremaneira os orçamentos das famílias. Acrescem assim os custos do trabalho, sabendo-se que boa parte dos utentes dos transportes públicos são as pessoas que auferem menores rendimentos.

Juntam-se igualmente o congelamento dos salários e pensões de reforma e as já anunciadas medidas de corte de 50% no subsídio de Natal, aumento do IRS, cortes no apoio à saúde e nas prestações sociais e o brutal aumento do IVA.

Esta opção do Governo contraria também o caminho para uma sociedade ambientalmente sustentável, somando dificuldades à promoção de bons comportamentos ambientais e à maior adesão à utilização de transportes colectivos.

Os utentes dos transportes públicos de Setúbal são particularmente lesados, uma vez que já desde Janeiro vinham pagando um aumento nos transportes rodoviários que, nalgumas tarifas, alcançou os 18% e que nos passes urbanos de Setúbal, essenciais a quem depende diariamente dos transportes públicos, foi de 14,6%. 7 meses passados, os aumentos voltam a fazer-se sentir, chegando aos 15% nos passes para Lisboa. Também nas deslocações para Lisboa os setubalenses que se vêm obrigados a utilizar a Fertagus, empresa privada que recebe indemnizações compensatórias do Estado, pagam o dobro do valor cobrado pela CP. Na travessia fluvial para Tróia, a Atlantic Ferries impôs, em 2011, um agravamento de 25% nas tarifas.

Acresce a tudo isto a má qualidade do serviço prestado pelas empresas de transportes públicos e a degradação do mesmo, contrárias aos constantes aumentos dos preços. A supressão de carreiras e horários, por razões economicistas, afastam muitos utentes, que optam pelo transporte individual, e penalizam os que não têm alternativa aos transportes públicos. A lógica do lucro eliminou a visão de serviço público e a adequação da rede, dos horários, das carreiras e das tarifas às reais necessidades e possibilidades dos utentes.

As freguesias de S. Simão e São Lourenço, em Azeitão, que se apresentam como um pólo urbano em permanente crescimento, continuam a não ser servida por rede urbana de transportes, dispondo apenas de carreiras suburbanas, desajustadas e com preços altos. A mesma situação vivem as populações das freguesias do Sado e da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, como se de cidadãos de segunda se tratassem.

Este aumento do preço dos transportes públicos, feito à custa das famílias, é mais um passo do Governo no processo de privatização das empresas e deste serviço público, que pretende garantir, com o dinheiro dos utentes, o lucro dos grupos económicos do sector.

Para contrariar estas medidas, o caminho é o protesto de todos os utentes. Neste sentido, a Pró-Comissão dos Utentes dos Transportes Públicos de Setúbal realizará uma acção de protesto junto à Estação Ferroviária de Setúbal, na Praça do Brasil, no próximo dia 1 de Setembro, às 18.30h. Este será um primeiro momento para expressão do desacordo com os aumentos e pela exigência de condições adequadas no direito à mobilidade e à qualidade de vida. A Pró-Comissão apela à participação dos utentes dos transportes públicos de Setúbal que participem nesta acção.

A Pró-Comissão de Utentes dos Transportes Públicos de Setúbal


Sem comentários:

Enviar um comentário