segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Aumento preço transportes - protestos no Entrocamento






BAIXAM OS SALÁRIOS E AS PRESTAÇÕES SOCIAIS
AUMENTAM OS TRANSPORTES
E OUTROS SERVIÇOS PÚBLICOS

O MUSP do Distrito de Santarém manifesta a sua profunda indignação pelo aumento do preço dos transportes públicos; a medida, afectando sobretudo as pessoas de menores recursos financeiros, revela uma enorme insensibilidade social. O preço dos transportes é já, sem esse brutal aumento, um encargo significativo no orçamento de milhões de pessoas.


Por outro lado, o aumento contribuirá para uma diminuição acentuada da procura (com a consequente supressão de serviços), podendo gerar um decréscimo nas receitas das empresas públicas, de tal sorte que a medida pode ter um efeito contrário ao do pretexto utilizado (a rentabilidade), mantendo essas empresas no pântano financeiro em que se encontram. Defendemos antes a implementação de uma estratégia que conduza ao aumento dos utilizadores, por via da melhoria dos serviços oferecidos aos utentes.


O MUSP Santarém não deixa de lamentar que, uma vez mais, a solução passe pelo sacrifício dos mais pobres e dos trabalhadores que, para as suas deslocações casa-trabalho, chegam a utilizar mais do que um meio de transporte. Entretanto pouco ou nada se faz para reduzir a despesa com os imorais salários e mordomias dos gestores e o desperdício de recursos em acções de mera propaganda.


O Governo além de promover a descida dos salários e das prestações sociais, aumenta não só preço dos transportes como também os pagamentos na saúde, na electricidade, nos combustíveis … e vai anunciando o aumento do IVA sobre bens essenciais.


O transporte é um direito inalienável dos portugueses, não pode tornar-se um serviço entregue à voragem do mercado; queremos uma gestão rigorosa, competente e transparente das empresas públicas de transportes; queremos o saneamento financeiro dessas empresas, pondo fim à pouca vergonha das últimas décadas, em que sucessivos Governos as usaram para sacudir o lixo do deficit orçamental, e agora pretendem preparar as condições propícias para a privatização de quase todas as empresas públicas de transportes.


Contamos consigo: PROTESTE! REFILE!

Sem comentários:

Enviar um comentário