domingo, 28 de agosto de 2011

Passe social limitado a um milhão de portugueses (Este governo passou-se.)



Passe social limitado a um milhão de portugueses
A venda será feita apenas mediante a apresentação do IRS e só a utentes com rendimentos um pouco acima de 500 euros

Apenas um milhão de portugueses deverá ter acesso ao novo passe social. Este bilhete especial para os transportes públicos estará limitado aos utentes com rendimentos ligeiramente acima dos 500 euros mensais.

Até agora era simples. Qualquer pessoa podia dirigir-se às bilheteiras e comprar o passe social. Mas as novas regras vão restringir o acesso ao passe social: só vai poder ser comprado pelos utentes com rendimentos mensais de pouco mais de 500 euros.

Para adquirir o novo título de transporte a preços reduzidos, o utente terá de apresentar a declaração de rendimentos, no acto da compra nas bilheteiras, que já são poucas e deverão registar uma forte afluência, uma vez que a compra do passe social não poderá ser processada nas máquinas automáticas.

Os preços deverão ser anunciados na segunda-feira, três dias antes da data prevista para a entrada em vigor da tarifa social, de acordo com o «Correio da Manhã».

A partir de agora o passe social é só mesmo para quem mais precisa. É o lema do Governo.

A medida visa reduzir os gastos públicos com as empresas de transporte, com dívidas de perto de 17 mil milhões de euros. As tarifas dos transportes aumentaram em média 15 por cento a 1 de Agosto, depois de terem sido actualizados no início do ano entre 3,5 e 4,5 por cento.

(noticia TVI24)

.............
Um comentário (in Aspirina B)
Acabar com o passe social??
Se isto for verdade, não está na hora da revolução? De uma qualquer. Este governo passou-se.

Duvido muito que haja algum país no mundo onde existam transportes colectivos em que não seja possível a um cidadão qualquer, rico, pobre ou remediado, comprar um título de transporte válido por um mês, com vantagem em relação a quem compra um bilhete por viagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário