sábado, 20 de agosto de 2011

BENAVENTE: utentes da saúde manifestam-se frente a ARSLVT, dia 23



NOTA À IMPRENSA


Na sequência da reunião realizada no Cineteatro de Benavente no passado dia 2 de Agosto, com cerca de 500 utentes do Concelho, devido ao incumprimento do Acordo de Cooperação assinado no passado dia 29 de Março entre a ARS LVT e a SCMB para vigorar a partir de 1 de Julho, abrangendo utentes dos concelhos tutelados pelos Agrupamentos de Centros de Saúde da Lezíria e do Ribatejo, a Comissão de Utentes do Concelho de Benavente iniciou a recolha de um abaixo-assinado cuja primeira tranche de assinaturas será entregue durante a realização de uma:


Dia 23 de AGOSTO – CONCENTRAÇÃO EM DEFESA DO ACORDO ENTRE A ARS LVT E A MISERICÓRDIA DE BENAVENTE, junto às instalações da ARS LVT, sita na AV. Dos Estados unidos da América, 77, Lisboa, entre as 16h15 e as 17h00.


Por insólito e aberrante que possa parecer, os médicos do SNS não podem referenciar os utentes do Concelho de Benavente para usufruírem do citado Acordo de Cooperação, não obstante de utentes dos restantes concelhos abrangidos poderem beneficiar dos serviços de Saúde da SCMB através do SNS.


Gerações de Benaventenses com dádivas e esforço conseguiram erguer uma obra da qual agora são excluídos devido a, no mesmo período temporal, a anterior ministra da Saúde ter assinado uma PPP com o Grupo Mello para gestão do Hospital Reynaldo Santos de Vila Franca de Xira, para onde são encaminhados os utentes do Centro de Saúde de Benavente e da Unidade de Saúde Familiar de Samora Correia.

Esta solução é mais onerosa para as famílias e para o SNS. Num momento de severa austeridade e em que tanto o Presidente da República, como o Primeiro-Ministro defendem publicamente a assumpção de um serviço de saúde de proximidade que as Misericórdias podem prestar às populações, havendo um Acordo em vigor, não faz sentido os Benaventenses ficarem excluídos de um serviço de proximidade prestado pela sua SCMB, para beneficiar um grupo privado e pondo em causa a própria viabilidade desta instituição secular.

Sem comentários:

Enviar um comentário