domingo, 5 de fevereiro de 2012

in O MIRANTE

Nova extensão de saúde dos Foros de Salvaterra aguarda visto do Tribunal de Contas

A empreitada de construção das novas instalações da extensão de saúde dos Foros de Salvaterra está a aguardar o visto do Tribunal de Contas para poder avançar. A informação foi avançada pelo vereador da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio (PS), durante a última reunião do executivo, depois de ter questionado o Ministério da Saúde sobre o ponto da situação do processo. A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo informou ainda que a obra está adjudicada à empresa Costa e Carvalho.

Na consulta efectuada, os vereadores socialistas sublinharam o facto da freguesia de Foros de Salvaterra ter registado na última década um acréscimo populacional de 20 por cento, o dobro do aumento populacional médio em todo o concelho. O terreno para a construção da extensão do Centro de Saúde de Salvaterra de Magos foi disponibilizado pela câmara há cerca de dez anos.

As actuais instalações funcionam há cerca de 30 anos em regime provisório na antiga sede de uma associação, perto da junta de freguesia. A sala de espera não chega para as encomendas, fazendo com que alguns utentes esperem na rua pela sua vez. A cobertura do telhado em amianto implica riscos graves para a saúde das pessoas que ali se deslocam.

Em Outubro de 2010 (ver edição O MIRANTE 28-10-2010) o vereador Luís Gomes (BE) avançava com a informação que as obras das novas instalações da extensão de saúde iriam começar durante o primeiro trimestre de 2011. Esta tinha sido a resposta do Ministério da Saúde a um pedido de esclarecimentos do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda. Até hoje ainda nada foi feito.

“Têm sido tantos os adiamentos que só acreditaremos na extensão de saúde quando as obras estiverem no terreno. Não vamos desistir e não deixaremos de procurar influir uma decisão governamental que é justa, necessária e indispensável a cinco mil utentes da freguesia”, realçou Hélder Esménio.

O vereador do BE acrescentou que o seu partido todos os anos tem pressionado o Governo para que a construção da nova extensão de saúde não caia no esquecimento e que as obras avancem definitivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário