segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Todas as lutas contam (171) - TORRES VEDRAS


Comissão de utentes agenda manifestação junto ao Hospital de Torres Vedras
A recém-criada Comissão de Utentes de Saúde de Torres Vedras anunciou esta segunda-feira uma manifestação para sexta-feira junto ao Hospital local contra a intenção do Governo de encerrar a respectiva urgência médico-cirúrgica.

"Estamos a mobilizar as pessoas para uma concentração junto ao hospital na sexta-feira pelas 17h00", revelou esta segunda-feira, em conferência de imprensa, Maria Quina, um dos elementos que compõem a comissão.
Em causa está a decisão do Governo de transformar a urgência médico-cirúrgica do Centro Hospitalar de Torres Vedras (CHTV) em básica e transferir a pediatria, o bloco de partos e respectivo serviço de obstetrícia para o Centro Hospitalar Oeste Norte, em Caldas da Rainha.
"O hospital de Caldas da Rainha não tem capacidades para acolher os utentes de Torres Vedras", frisou Maria Quina.
A comissão alertou para os riscos inerentes às medidas previstas, uma vez que a uma distância de mais de 40 minutos entre Torres Vedras e Caldas da Rainha pode levar a que "mais doentes morram pelo caminho". Por outro lado, defendeu, "vai haver mais partos nas ambulâncias, o que não pode acontecer, dados os riscos que existem para as parturientes".
Além da manifestação, a comissão vai avançar com um abaixo-assinado e com a distribuição de panfletos para informar a população das medidas que o Governo tenciona implementar.
A região Oeste é servida pelo Centro Hospitalar Oeste Norte (Caldas da Rainha), que abrange os concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, e pelo Centro Hospitalar de Torres Vedras que serve o Cadaval, Lourinhã, Torres Vedras e parte do concelho de Mafra.
(in CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário