sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Todas as lutas contam (142) - SETÚBAL


Comissão dos Utentes dos Transportes Públicos de Setúbal considera aumentos absurdos e incomportáveis para o orçamento das famílias

"O caminho prosseguido pelo Governo neste setor visa privatizar os transportes públicos, entregando às empresas privadas um negócio de milhões. Por isso tem reduzido os horários, carreiras e trabalhadores, aumentando somente os preços para os utentes." - refere a Comissão dos Utentes dos Transportes Públicos de Setúbal.

COMISSÃO DOS UTENTES DOS TRANSPORTES PÚBLICOS DE SETÚBAL

No último ano o preço dos transportes públicos subiu 3 vezes. Em Janeiro de 2011 registou-se um aumento médio de 4,5%, em Agosto novo aumento médio de 15%, que nalguns transportes em Setúbal chegou aos 25%, e no presente mês o terceiro agravamento de preços, mediando os 5%. São aumentos absurdos e incomportáveis para o orçamento das famílias. Uma afronta aos portugueses.

Paralelamente à escalada de subida dos preços dos transportes públicos, o serviço prestado aos utentes diminuiu e deteriorou-se. Têm sido reduzidas as carreiras e os horários e degradam-se cada vez mais os equipamentos.

Acrescem ainda as gravosas medidas impostas pelo Governo, designadamente o aumento de todos os impostos, a subida dos preços dos bens essenciais, o roubo dos subsídios de férias e de Natal, a redução dos salários e o incremento dos despedimentos, agora mais fáceis e mais baratos. Todas estas medidas, com o permanente agravamento do preço dos transportes públicos, são insustentáveis e profundamente penalizadoras para os milhares de utentes de transportes do concelho de Setúbal, sejam estudantes, trabalhadores ou reformados.

O caminho prosseguido pelo Governo neste setor visa privatizar os transportes públicos, entregando às empresas privadas um negócio de milhões. Por isso tem reduzido os horários, carreiras e trabalhadores, aumentando somente os preços para os utentes.

Consciente do imperativo de afirmar a veemente oposição dos utentes às opções que vêm sendo tomadas pelo Governo e expressar o seu protesto contra mais um aumento, a Comissão dos Utentes dos Transportes Públicos de Setúbal tem promovido acções de esclarecimento junto dos utentes e apela à participação da população do concelho de Setúbal na ação de luta e protesto que terá lugar em Lisboa no próximo dia 11 de Fevereiro.

Setúbal, 31 de Janeiro de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário