segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Todas as lutas contam (155) - BARREIRO

Utentes da Piscina do Hospital do Barreiro
Estão contra o encerramento e defendem a manutenção deste equipamento

A Comissão de Utentes pelo não encerramento e defesa da piscina do Hospital, em comunicado, refere que "há cerca de um mês a piscina foi encerrada e a informação que consta é que esta irá encerrar definitivamente".

"Na margem sul não existe nenhuma unidade de saúde que reuna estas condições, sendo utilizada por utentes do concelho do Barreiro, limitrofes e inclusivé do Montijo" sublinham, acrescentando que consideram o encerramento "uma perda irreparável" para os doentes com espondilite anquilosante.

O hospital tinha uma piscina de água aquecida a mais ou menos 35 graus para cerca de 100 utentes com diversas patologias, entre as quais existem cerca de 25 pacientes com espondilite anquilosante. Estes beneficiavam de hidrocinesioterapia em piscina aquecida entre outros, terapêuticas estas que necessitam para a sua recuperação e bem-estar.

No entanto há cerca de um mês a piscina foi encerrada e a informação que consta é que esta irá encerrar definitivamente e no seu lugar irão construir gabinetes, segundo a direcção do mesmo.
Esta situação consistirá numa perda para os espondiliticos e restantes utentes, pois na margem sul não existe nenhuma unidade de saúde que reuna estas condições, sendo utilizada por utentes do concelho do Barreiro, limitrofes e inclusivé do Montijo e a manter-se seria uma perda irreparável para estes doentes.
Assim, estes utentes estão na iminência de ficar privados deste tratamento, sendo que os tratamentos ideais, segundo os especialistas, deverão ser os seguintes:

1. Programa semanal de exercícios diários e personalizados.

2. Uma revisão clínica semestral ou anual com um período intensivo de exercícios em piscina terapêutica durante algumas semanas.

3. O control da dor utilizando anti-inflamatórios (AINEs), sendo que a cinesioterapia em piscina terapêutica tem lugar de eleição nno tratamento do espondilítico anquilosante.

As vantagens deste tipo de tratamento devem-se às propriedades físicas da água nomeadamente a temperatura, flutuação, pressão hidrostática e factores hidrodinâmicos assim a realização dos exercícios é facilitada pelo efeito analgésico da temperatura da água (33 a 37 graus) pela redução da carga articular e do esforço muscular.
Em virtude do descrito é pois importantíssimo que o doente com espondilite anquilosante tenha ao seu alcance esta unidade prestadora de cuidados de saúde, tal como foi definido em 2003 no ano europeu das pessoas com deficiência.

A Comissão de Utentes pelo não encerramento e defesa da piscina do Hospital

Sem comentários:

Enviar um comentário