quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CASEVEL, luta da população já com resultados!

Populares vencem primeira batalha pelo arranjo da estrada
     
    11 Outubro 2012 13:35

A estrada municipal 567-2, que liga a Nacional 3 às freguesias de Alcorochel e Casével, foi cortada com vários montes de entulho por populares durante a madrugada de quinta-feira, 11 de Outubro, num protesto contra as péssimas condições de circulação na via.
A situação só foi desbloqueada já perto das 12 horas, quando chegou da Câmara Municipal de Torres Novas a promessa de que, para já, os buracos maiores, que quase impedem a circulação de carros, vão começar a ser tapados de imediato com massa betuminosa.
"Esta foi uma primeira vitória na batalha pelo arranjo da estrada, mas a luta não vai parar enquanto ela não for definitivamente asfaltada", disse à Rede Regional o presidente da Junta de Freguesia de Casével, Carlos Trigo.
O autarca exige que as Câmara de Torres Novas e de Santarém cumpram o protocolo de entendimento "que está fechado numa gaveta há mais de dois anos", e que estabelece que a autarquia torrejana se responsabiliza por 67% do custo do alcatroamento da EM 567-2, cabendo a restante fatia (que diz respeito à parte da estrada que liga a Casével) ao município de Santarém.
No total, são cerca de cinco quilómetros para asfaltar, explicou à Rede Regional Joaquim Coimbra, o presidente da Junta de Alcorochel, a freguesia do concelho de Torres Novas mais afectada com esta situação, que se arrasta há cerca de 20 anos.
"Todos os dias passam por aqui mais de mil carros, à vontade, e mais passariam se a estrada estivesse arranjada", acrescentou o autarca, para quem "a população tem toda a razão em fazer-se ouvir desta forma. São às centenas os carros que já aqui ficaram danificados por causa dos buracos e as pessoas estão fartas de promessas".
Cerca das 10 horas da manhã, a Câmara de Torres Novas enviou uma retroescavadora para remover o entulho que impedia a circulação, mas vários populares que se encontravam no local colocaram-se à frente e impediram-na de desobstruir a via.
A GNR reforçou o dispositivo junto à primeira barreira, mas o impasse acabou por ser desbloqueado através de vários contactos com a Câmara de Torres Novas, que se comprometeu a enviar ao local um responsável do departamento de obras e meios para proceder à cobertura provisória das zonas em que o piso está quase intransitável.
Os trabalhos arrancam na sexta-feira, 12 de Outubro, logo pela manhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário