sábado, 13 de outubro de 2012

Todas as lutas contam (289) - ALGARVE

Utentes da A22 entregam nova petição com 13 mil assinaturas pela suspensão das portagens

A Comissão de Utentes da Via do Infante, no Algarve, vai entregar na quarta-feira na Assembleia da República (AR) uma nova petição com 13.000 assinaturas pela suspensão imediata das portagens na A22, informou hoje aquela organização.

Em janeiro, cerca de um mês após a introdução de portagens nas ex-Scut (vias sem custos para o utilizador), a comissão já tinha entregue na AR uma petição de 14.000 assinaturas com a mesma finalidade, totalizando agora 27.000 assinaturas.
Em comunicado, a comissão refere que as portagens transformaram a vida dos utentes "num inferno", condições agravadas pela paragem das obras de requalificação da EN 125, suspensas no final de abril, e pelo fim das isenções, a 30 de setembro.
A comissão critica a renegociação do contrato entre a Estradas de Portugal e a subconcessionária Rotas do Algarve Litoral -- responsável pelas obras na EN 125 -, e que implica o cancelamento da construção de quatro variantes, em Odiáxere, Olhão, Luz de Tavira e entre Faro e S. Brás de Alportel, o que permitirá à empresa poupar de imediato 155 milhões de euros.
A Estradas de Portugal anunciou igualmente na quinta-feira que vai assumir a responsabilidade de manutenção e conservação de93 quilómetros, que faziam parte da subconcessão, a partir de 01 de janeiro de 2014.
"A Estradas de Portugal ofereceu de mão beijada o 'euromilhões' à Rotas do Algarve Litoral: esta empresa não constrói obras fundamentais, que são anuladas, e o grosso da manutenção passa para a empresa pública! Um escândalo de bradar aos céus!", contesta a comissão de utentes.
Este organismo acusa ainda o Governo e o PSD regional de "mentirem descaradamente" ao afirmarem que agora os utentes saíram beneficiados com a redução de 15% no preço das portagens, já que a situação se encontra "muito pior" pois terminaram as dez isenções mensais e já existiam os 15% de desconto.
"Este governo, pelas malfeitorias que tem feito ao Algarve e aos algarvios, deve suspender as portagens imediatamente e, de seguida, apresentar a sua demissão", conclui.
A entrega da petição na AR está marcada para as 14:00 de quarta-feira.
Diário Digital com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário