terça-feira, 16 de outubro de 2012

Todas as lutas contam (291) - VISEU

Utentes de Viseu exigem mais médicos

16/10/2012 - 14:40 rcmpharma

Os habitantes das freguesias de Calde e de Lordosa, no concelho de Viseu, estão a promover um abaixo-assinado onde exigem mais médicos para a extensão de saúde local, avança a agência Lusa.

Um dos utentes da extensão de saúde de Lordosa, Ilídio Martins, explicou à agência Lusa que a falta de médicos “já se arrasta há vários anos, mas tem piorado”, porque de três médicos que estavam ao serviço, só se mantém uma médica.

“Saíram dois médicos da extensão. A médica que lá está não consegue atender toda a gente e muitas pessoas têm de vir embora sem conseguir consulta”, lamentou.

Ilídio Martins disse não saber em concreto o número de inscritos na extensão de saúde, mas explicou que a freguesia de Calde tem mais de 2.000 eleitores e a de Lordosa mais de 2.300, pelo que um único médico não é suficiente.

Lembrou que a população das duas freguesias rurais está muito envelhecida e que as pessoas “não têm possibilidades financeiras de ir a um médico privado”, nem facilidades de se deslocarem para aceder às consultas abertas no centro de saúde, situado na cidade de Viseu.

“As pessoas vão durante a noite para lá (extensão de saúde) para tentar marcar consulta. À uma, duas da manhã já lá há pessoas e, às vezes, às onze da manhã ainda não sabem se vão conseguir a consulta”, lamentou.

Depois de muitas horas de espera, “mandam as pessoas ir ao hospital ou às consultas abertas”, acrescentou.

Neste âmbito, está a ser promovido um abaixo-assinado que será entregue na terça-feira de manhã, no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões I.

Contactado pela Lusa, o director do ACES, José Carlos Almeida, admitiu a falta de médicos naquela extensão de saúde, mas garantiu que estão a ser feitos esforços para resolver a situação.

“A partir do princípio de Novembro, a extensão terá mais um médico dois dias por semana, à terça e à quarta-feira”, avançou.

Sem comentários:

Enviar um comentário