quarta-feira, 17 de julho de 2013

"Deputado António Filipe denuncia grave situação dos enfermeiros no Centro Hospitalar do Médio Tejo" - Notícia O Ribatejo

Deputado António Filipe denuncia grave situação dos enfermeiros no Centro Hospitalar do Médio Tejo


Os deputados do PCP António Filipe e Paula Santos questionam o Governo na Assembleia da República sobre a situação do pessoal de enfermagem no Centro Hospitalar do Médio Tejo.


Os deputados do PCP António Filipe e Paula Santos questionam o Governo na Assembleia da República sobre a situação do pessoal de enfermagem no Centro Hospitalar do Médio Tejo.
O deputado António Filipe refere que o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses tem vindo a denunciar com insistência a grave situação em que se encontra o pessoal de enfermagem no Centro Hospitalar do Médio Tejo. De entre as situações denunciadas, podemos referir as alterações sucessivas de horários, sem respeitar descansos e folgas dos enfermeiros; o uso de bolsas de horas ilegais não remuneradas; a sobrecarga excessiva de trabalho extraordinário; o não gozo de feriados; situações de coação e assédio moral; a mobilidade constante de profissionais com a consequente desorganização da vida pessoal e familiar; a imposição de pausas de almoço nos serviços de consulta externa com prejuízo para os utentes; a negação de direitos de amamentação e aleitamento, bem como do estatuto do trabalhador-estudante; a redução de enfermeiros por turno, aumentando os riscos para os profissionais e para os utentes. Relatou ainda o Sindicato dos Enfermeiros, no final de maio, a falta de pagamento de cerca de dez mil horas extraordinárias aos enfermeiros do CHMT.
Assim, o deputado do PCP pergunta ao Governo, através do Ministério da Saúde: “Como tenciona o Centro Hospitalar do Médio Tejo resolver o problema da falta de profissionais de enfermagem? Está prevista a contratação de mais enfermeiros? Que resposta tem sido dada às questões denunciadas pelo Sindicato dos Enfermeiros, acima referidas? Confirma o Governo a falta de pagamento de horas extraordinárias aos enfermeiros do CHMT? Em que montante? Que medidas vão ser tomadas para regular essa situação?”

Sem comentários:

Enviar um comentário