quarta-feira, 24 de julho de 2013

"Urgências de Santarém são novas mas não têm condições para responder a picos de afluência de doentes" - Notícia O Mirante

Urgências de Santarém são novas mas não têm condições para responder a picos de afluência de doentes 


As urgências do Hospital de Santarém são novas e mais espaçosas mas não têm condições para responderem a picos maiores de afluência de doentes. São várias as vezes que as ambulâncias dos bombeiros ficam retidas horas nas urgências à espera que lhes devolvam as macas.

Se a situação acontecia quando o serviço estava em obras e as urgências funcionavam em contentores, agora que a nova unidade está em pleno algumas corporações de bombeiros não compreendem como é que a situação se mantém e sugerem ao hospital que compre macas.

O administrador do hospital, José Josué, não tem pejo em reconhecer razão aos bombeiros. O último episódio ocorreu na segunda-feira, dia 15, com uma dezena de ambulâncias retidas mais de três horas, depois de em Fevereiro ter acontecido o mesmo. Na sequência do mais recente caso, revela José Josué, "apesar de dispormos de dezenas de macas vamos adquirir mais".

A solução foi apontada a O MIRANTE por vários comandantes que naquela segunda-feira rezaram para que não houvesse nenhum acidente grave que tivesse que mobilizar muitos meios que não estavam disponíveis. Mesmo assim o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) esfalfou-se em contactos para várias corporações para arranjar viaturas para algumas pequenas ocorrências.


Sem comentários:

Enviar um comentário